Página inicial > Últimas Notícias - CCE > PET/Pedagogia lança e-book nesta quarta (20) sobre contação de histórias na Educação Infantil

Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 10h44

Será lançado nesta quarta-feira (20), às 17h, o e-book Uma Viagem ao Mundo do "Faz de Conta": Experiências com Contação de Histórias na Educação Infantil. O evento será no Auditório Salomé Cabral (Centro de Ciências da Educação- CCE) e é organizado pelo Programa de Educação Tutorial- PET/Pedagogia e terá certificação de 15h/aula.

O livro conta com a organização dos professores Ronaldo Matos, Alice Alves, Ana Lívia Sousa, Maisa Figueiredo e Hilda Mara, que também é coordenadora do Programa. Ela explica que a coletânea reúne práticas utilizadas no desenvolvimento das atividades de contação de histórias em escolas da zona rural de Teresina. O principal objetivo do projeto é contribuir na formação leitora de crianças e jovens, a partir do incentivo à leitura e escrita.

Na solenidade de lançamento, serão apresentadas algumas técnicas, como a história contada, o varal de histórias e o paletoche. Entretanto, no e-book são abordadas outras técnicas, como o dedoche, o fantoche e a história cantada, de modo a articular a literatura com a música.

O e-book reúne as atividades desenvolvidas no ano 2020, atípico por conta da pandemia, mas que resultou em novas ferramentas, como o uso da animação e da tecnologia na contação de histórias.

Para a coordenadora do projeto, a ideia é que seja articulada a partir das atividades a tríade ensino, pesquisa e extensão. "Esperamos que o livro Contribua para o trabalho dos professores, para que o livro fundamente as práticas e para que os estudantes de pedagogia valorizem a contação como ferramenta de imensas possibilidades na formação das crianças", explica Hilda Mara.

PET/Pedagogia

O Programa de Educação Tutorial - PET/Pedagogia faz parte do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC). O projeto recebe professores do CCE, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) e alunos do curso de Pedagogia.

registrado em: ,