Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Curso de Moda da UFPI está entre os 10 melhores do Brasil, aponta ranking
Início do conteúdo da página

Curso de Moda da UFPI está entre os 10 melhores do Brasil, aponta ranking

Imprimir
Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 18h16

WhatsApp_Image_2022-05-17_at_11.17.46.jpeg

Prédio do Curso de Moda, no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI)

Impulsionando o desenvolvimento têxtil e a formação de novos profissionais, o Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aparece na 9ª posição do “Guia das 10 melhores faculdades de moda públicas do Brasil”. A lista foi produzida pelo site FFW, uma das principais plataformas de conteúdo sobre moda do Brasil, que considerou a pesquisa do ranking universitário da Folha de São Paulo (RUF). Acesse o guia.

WhatsApp_Image_2022-05-17_at_15.25.59.jpeg

Coordenadora do Curso de Moda, Profa. Gizela Falcão

Entre as ações promovidas pelo Curso de Moda, o guia destaca a revista Contrafio e o evento Piauilismo Fashion Day para mostrar trabalhos de alunos egressos. A Coordenadora do Curso, Gizela Falcão recebe com entusiasmo a pesquisa. “A conquista motiva o corpo docente e discente, para que possamos continuar produzindo novos projetos científicos e de extensão. Então, é muito importante estar presente no ranking”, afirmou.

revista_contrafio_01.PNG

Capa da Revista Contrafio Edição 01

A revista Contrafio, lançada em fevereiro de 2022, caminha para a sua segunda edição. A publicação on-line visa inovar e fortalecer a forma como as informações na área da moda são veiculadas em Teresina, apresentando-se como ferramenta para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos, egressos, professores e demais profissionais da área. Confira aqui.

Consagrado como um dos mais importantes eventos de moda do Piauí, o Piauilismo resulta numa vitrine para os novos profissionais da área. Com 13 edições, o evento ocorre como trabalho prático dos estudantes para a conclusão do curso. O Piauilismo se dá pela junção de três disciplinas: Projeto de Coleção I e II, Montagem de Desfile e Curadoria.

piauilismo2018.2-20.jpg

Desfile do Evento Piauilismo, Edição de 2018.2 - Arquivo SCS/UFPI

“O Piauilismo é o momento que aproxima a moda e os nossos estudantes da comunidade. Além disso, temos outros projetos e eventos, como a EXPOMODA, e um grande investimento nas redes sociais. Através da divulgação digital, buscamos conseguir um maior alcance das nossas atividades”, ressaltou a Profa. Gizela Falcão. 

curso_de_moda_aluno.jpg

Aluna em aula prática do curso - Foto: Arquivo SCS/fevereiro de 2022

Empresa Júnior - O Curso de Moda ainda conta com empresa júnior, a Mode Jr. Criada em 2017, a iniciativa reúne estudantes e professores para a elaboração de estratégias de empreendimento no campo de estudo. A empresa retoma seus trabalhos, após período de pandemia.

aula_cicero.jpg

Aula de Fotografia em Moda, do Professor Cícero de Brito: Foto: Arquivo SCS/fevereiro de 2022

Atualmente, a graduação conta com mais de 500 alunos ativos. O corpo docente é formado por 16 professores: 6 doutores, 3 doutorandos, 6 mestres e 1 especialista.

Estrutura - A estrutura física também foi fundamental para a avaliação do guia. Localizado como um anexo do Centro de Ciências da Educação (CCE), o prédio possui salas de aula, biblioteca, e diversos laboratórios que atendem às necessidades de conhecimento em criação de moda, desenho, estamparia, fotografia, informática, modelagem, moulage, montagem e tecnologia têxtil. 

O Curso de Bacharelado em Moda, Design e Estilismo da UFPI tem duração de 4,5 anos. O novo Projeto Pedagógico do Curso, que entra em vigor em breve, diminui o tempo para 4 anos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página