Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Docentes da LEdoC de Teresina desenvolvem projeto de extensão em cinco municípios do Piauí

Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 10h47

Logo do projeto

Docentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) de Teresina estão desenvolvendo o Projeto de Extensão: Mediação para a Transformação em cinco municípios do Piauí: Juazeiro do Piauí, Piripiri, Miguel Alves, Novo Santo Antônio e São Miguel do Tapuio. Os envolvidos no projeto são: Profa. Raimunda Melo, Profa. Keylla Rejane Melo, Prof. Jean Antunes Catapreta e Profa. Sandra Vitorino.

Essa proposta nasceu da carência de duas lógicas fundamentais nas políticas públicas educacionais destinadas a pessoas do campo: a universalização, ou seja, o acesso de todos à escola e a especificidade, políticas e práticas que respeitem e valorizem a realidade e a cultura das pessoas do campo.

O Projeto objetiva implementar políticas e práticas educativas nas escolas do campo com vista a superação dos desafios da educação básica nos municípios beneficiados. Parte-se do pressuposto de que melhorar a qualidade da educação básica no campo implica na implantação de uma política pública coordenada e sistêmica, com ações integradas, entre as quais se destaca o desenvolvimento de um projeto de formação continuada voltado para dirigentes municipais de educação, presidentes de conselhos municipais de educação, gestores, coordenadores e professores, elaborado a partir da análise das experiências e necessidades reais do conjunto de educadores.

A proposta contempla três ações de formação continuada: a primeira, desenvolvida no período de agosto de 2021 a abril de 2022, foi direcionada para dirigentes municipais de educação, presidentes de conselhos de educação e coordenadores institucionais de políticas de educação do campo no âmbito das Secretarias Municipais de Educação de cada município, visou o fortalecimento da competência técnica e liderança para a (re)organização da política educacional e do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Para tanto, disponibilizou-se o Caderno 01, cujo conteúdo contemplou o diagnóstico do atendimento educacional às populações camponesas e realizou-se orientações para a produção do Plano de Ação da Educação do Campo e regulamentação dessa política pública em âmbito municipal.

A segunda ação de formação continuada, prevista para o período de maio a agosto de 2022 será destinada aos gestores e coordenadores pedagógicos de escolas do campo e pretende ampliar conhecimentos e saberes na área da gestão do ensino e da aprendizagem e sensibilizá-los para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola e sua relação com a comunidade, considerando os princípios propostos pela Educação do Campo. A terceira e última etapa, está prevista para ser desenvolvida no período de setembro a novembro de 2022 e será destinada à formação de professores de Ciências, objetivando estimular o desenvolvimento de estratégias metodológicas diversificadas que respeitem e valorizem a cultura do campo.

registrado em: ,