Página inicial > Últimas Notícias - CCE > UFPI obtém aprovação para oferecer curso de Psicologia em Teresina

UFPI obtém aprovação para oferecer curso de Psicologia em Teresina

Última atualização em Terça, 26 de Abril de 2022, 14h55

WhatsApp_Image_2019-11-28_at_16.13.59_1_copy_copy_copy_copy.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu nesta segunda (25) a aprovação para oferecer o novo curso de Bacharelado em Psicologia, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A expectativa é que em 2023 a Universidade receba ingresso dos primeiros alunos selecionados via SISU. Serão ofertadas 40 vagas por período letivo. O curso é vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE).

A aprovação se dá após visita técnica, dias 18 e 19 de abril, de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação atribuiu ao novo curso de Psicologia conceito 4,21 em uma escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A Universidade aguarda para os próximos dias o anúncio oficial da aprovação no Diário Oficial da União.

ENEJOR-8_1.jpg

Reitor Gildásio Guedes

"O curso de Psicologia na UFPI em Teresina foi muito bem avaliado. É um sonho que estamos tornando realidade. " enfatiza o Reitor Gildásio Guedes. "Será um salto na formação de profissionais nessa área que antes contavam com apenas uma instituição pública a oferecer a graduação em Psicologia na capital", completa.

visita_inep_abertura.jpg

Avaliadores do INEP sendo recebidos pelo Reitor Gildásio, comitiva da Administração Superior, diretoria e professores do CCE em abril de 2022 - Arquivo SCS/UFPI

Segundo a pesquisadora Institucional junto ao MEC e Coordenadora de Avaliação e Estatística da UFPI, Edna Magalhães, após a fase de autorização o curso será avaliado novamente na etapa de reconhecimento. “Nós vamos trabalhar para ampliar a nossa capacidade de oferta, ter uma estrutura de qualidade para na época do reconhecimento estarmos funcionando plenamente. É uma conquista para a sociedade piauiense”, explicou.

O corpo docente é formado por 19 professores, sendo 18 doutores e 1 mestre. A excelência da equipe justifica a nota 5 no quesito corpo docente na avaliação do INEP. Posteriormente, o quadro de professores será ampliado, com a abertura de novos concursos. "Estão assegurados os códigos de vaga para professores e garantidas as condições para abertura e funcionamento do curso" declara o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales. "A proposta de criação do curso é uma das metas cumpridas da gestão do Reitor Gildásio", complementa.

apresentação_PPC.jpg

Apresentação do Projeto do Curso de Psicologia ao Reitor Gildásio Guedes em julho de 2021 - Foto: Arquivo SCS/UFPI

A elaboração da proposta do curso de Psicologia foi realizada por professores psicólogos do CCE e de outros Centros. A aprovação em tempo recorde levou menos de 1 ano, devido à tramitação acelerada nas instâncias internas da Universidade. O processo contou com assessoria técnica da Pró-Reitoria de Graduação (PREG). "A Instituição vai se esforçar para oferecer o curso à comunidade o mais breve possível, mas acreditamos que as vagas estarão abertas para ingresso no semestre 2023.1", antecipa a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Ana Beatriz Gomes.

Com duração de 5 anos, a graduação em Psicologia já dispõe de coordenação e salas de aula para os 2 primeiros anos. Em breve será implementado o projeto de arquitetura do Serviço Escola de Psicologia, necessário para os alunos promoverem dinâmicas práticas e estágios. "A sociedade ganha um profissional que poderá atuar em distintos contextos. O curso vai permitir ao aluno escolher em duas ênfases: a psicologia e processos clínicos ou psicologia e processos educacionais", explica a Coordenadora do Curso, Profa. Ana Raquel de Oliveira.

O curso vinculado ao CCE desenvolverá atividades de laborátório em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS). "Estamos todos muito felizes com o resultado da avaliação in locus da equipe do INEP. Esse resultado reflete o esforço coletivo da equipe de docentes do CCE que, com o apoio da gestão superior, desde o ano passado, vem trabalhando incansavelmente no sentido de construir as condições para aprovação do curso.", avalia a diretora do CCE, Eliana Alencar.

registrado em: ,