Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCE > UFPI recebe visita do INEP para avaliar abertura do Curso de Psicologia em Teresina
Início do conteúdo da página

UFPI recebe visita do INEP para avaliar abertura do Curso de Psicologia em Teresina

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 15h29

O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, é um desejo antigo da comunidade acadêmica e da sociedade piauiense e está mais perto da concretização. 

visitamec-10.jpg

Nesta segunda-feira (18), a Instituição recebeu a visita da comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formada pelos professores Adriana de Alencar Gomes Pinheiro do Centro Universitário Paraíso e Sérgio Goldenberg da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como primeira atividade, os avaliadores estiveram reunidos com os dirigentes da UFPI. 

O Reitor Gildásio Guedes destacou que já foram assegurados os códigos de vagas para docentes e garantiu todo o apoio para abertura e funcionamento do curso. “Todas as providências que estão ao nosso alcance serão tomadas para viabilizar a proposta”, frisou.

visitamec-4.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O curso será vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE). A Diretora do CCE, Eliane Alencar Marques, frisou a necessidade da graduação no Campus de Teresina, já que apenas uma instituição pública oferta o curso na capital. Lembrou, também, que a UFPI já tem no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) consolidada a área de Psicologia da Educação. “Estamos apoiando e tentando garantir as condições necessárias para aprovação e para que tenhamos um curso com qualidade para atender ao público e a sociedade”, enfatizou.    

visitamec-7.jpg

Diretora do CCE, Eliane Alencar Marques

Em sua fala, a Procuradora Institucional da UFPI,  Edna Magalhães, destacou que o curso é uma realização para a UFPI e o Piauí. “O curso de Psicologia é uma demanda e um sonho, tanto da comunidade piauiense como da comunidade ufpiana”, ressaltou.

visitamec-8.jpg

Procuradora Institucional da UFPI,  Edna Magalhães

Avaliadores - Sérgio Goldenberg é o avaliador com mais experiência na área de Psicologia do Banco de Avaliadores (BASis). Ele elogiou a qualidade do corpo docente do novo curso e destacou que a Instituição tem competência para ofertar mais vagas na graduação e incentivar a pós-graduação na área. “O corpo docente proposto é tremendamente qualificado, com 18 professores, sendo 17 doutores e um mestre. Quer dizer, o Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD) é altíssimo, é um dos mais altos que eu já vi”, salientou. 

visitamec-5.jpg

Sérgio Goldenberg, avaliador do INEP

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro falou da satisfação de estar no Piauí para participar do processo de implantação do curso. “É uma honra muito grande participar desse momento, que é histórico, junto com o professor Sérgio, de estarmos fazendo esse lugar aqui de construção da psicologia. Também corroboro sobre a questão das vagas, vocês têm um corpo docente excelente e potencial de ampliar as vagas, dentro da responsabilidade social”, destacou.

visitamec-2.jpg

Adriana Pinheiro, avaliadora do INEP

Também participaram da reunião: Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; representando a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Diretora de Governança (DGOV/PROPLAN), Cleânia de Sales Silva; Diretor de Administração Acadêmica, Leomá Albuquerque Matos; Coordenador de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular, Francisco Newton Freitas; Coordenadora do Curso Psicologia, Ana Raquel de Oliveira; Subcoordenador do Curso de Psicologia, Cássio Eduardo Soares Miranda; e Assistente Institucional da DGOV/PROPLAN, Tariana Lustosa. 

WhatsApp_Image_2022-04-18_at_10.22.37.jpeg

Avaliadores durante visita ao CCE

Após a reunião, os avaliadores estiveram no CCE e visitaram os laboratórios, salas de aula e de professores, bibliotecas central e setorial, e o espaço onde irá funcionar o Serviço Escola de Psicologia (SEP). A visita segue até amanhã (19). 

Curso de Psicologia - O curso deverá ter duração de 5 anos e oferecer 40 vagas de ingresso por período, via Exame Nacional do Ensino Médio Enem (Enem). O bacharelado terá ênfase em processos educacionais e processos clínicos.

Relacionada: 

UFPI discute criação do Curso de Psicologia no CCE

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página