Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Projeto de extensão da LEDOC/CCE desenvolve atividade sobre produção sustentável

Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 11h48

“É preciso falar de esperança todos os dias para que ninguém esqueça que ela existe". Utilizando o pensamento do escritor Mia Couto, Raimundo Nonato de Sousa, egresso do Curso de Licenciatura em Educação da Campo/CCE, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI, e ideliazdor do projeto de extensão "Família camponesa, traçando um caminho de liberdade sustentável", iniciou as atividades da ação integrante do projeto, que foi realizada no dia 20 de agosto.

ação projeto sustentavel 1

Projeto visa construir unidade de produção Agroecológica

Segundo Profa. Keylla Melo, coordenadora do projeto, ele consiste em construir uma unidade de produção Agroecológica na Localidade Carpina I em Batalha- PI, cujo objetivo é a produção sustentável de hortaliça, legumes, frutos, bem como, a elevação da consciência dos envolvidos sobre sua importância na sociedade, entendendo que essa elevação de consciência é indispensável no processo de liberdade do pensar e agir social, ações necessárias aos sujeitos que militam por um mundo mais justo e igualitário.

A ação de intercâmbio contou com a participação de membros do projeto, em dois espaços de aprendizagem, cujo objetivo foi a troca de experiências sobre produção sustentável. Na ocasião, foi visitada a Escola Família Agrícola dos Cocais na cidade de São João do Arraial e uma Unidade de Produção Agroecológica na Comunidade Quilombola Olho D’água dos Negros em Esperantina. As prosas, diálogos e práticas vivenciadas somaram muito para a apropriação do conhecimento.

ação projeto sustentavel 2

Encontro possibilitou troca de experiências sobre produção sustentável

Participaram da atividade agricultores familiares da localidade Carpina I, jovens estudantes, professores e equipe propositora do projeto. “Em nome de todos, agradecemos à direção da EFA e à família de dona Milagre e seu Antônio por terem nos recebido nesta ação. Também expressamos os votos de gratidão aos apoiadores: FETAG-PI, UFPI, CONTAG, Secretaria da Agricultura Familiar do Estado do Piauí-SAF, por estarem dando possibilidades de seguirmos avante com o nosso esperançar por dias melhores”, finalizou o idealizador do projeto.

registrado em: ,