Página inicial > Últimas Notícias - CCE > Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos abre inscrições dia 25 de janeiro

Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 08h49

EDITAL-DISPONIVEL-FEED_01.png

Cinquenta vagas para o Curso de Pós-Graduação de Especialização Interdisciplinar em Educação, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos estão sendo disponibilizadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a comunidade em geral, docentes e técnico-administrativos efetivos e ativos da Universidade. As inscrições pelo SIGAA de 25 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021.

As vagas, destinadas a profissionais dos cursos de Educação, Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Direito, Administração e áreas afins, serão distribuídas após processo seletivo detalhado no edital de ofertas.

A capacitação destes profissionais visa, principalmente, a efetivação dos direitos humanos e o desenvolvimento econômico-sustentável das zonas rurais e urbanas do Piauí, por meio da implementação de projetos e estratégias com o uso de tecnologias socioambientais que sejam benéficas ao meio-ambiente, resume a Profa. Cleânia de Sales Silva, coordenadora do curso.

WhatsApp_Image_2021-01-19_at_09.00.28.jpeg

Profa. Clêania de Sales Silva, coordenadora do Curso

A professora também afirma que o curso que está alinhado totalmente aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela Agenda 2030 da ONU e que oferece formação interdisciplinar voltada para práticas sustentáveis e inclusivas.  O curso articulará diferentes áreas de conhecimento e envolverá docentes de vários centros de ensino da UFPI (CCE, CT, CCHL, CCN, CCA e CCS) e de outras instituições de ensino superior que atuem nesta linha.

A Profa. Cleânia (CCE), juntamente com os professores Josy Furtini (CCN), Marcelo Furtini (CT) e Samuel Nascimento (CCHL), pensaram originalmente o curso considerando os objetivos e metas da Agenda 2030 como norteadores das decisões no campo da política, da ciência, da tecnologia, das artes, da cultura, da gestão e da educação até os próximos 10 anos.

Uma das dificuldades para sua implementação é a falta de formação de profissionais com conhecimentos sobre o uso e a importâncias das tecnologias sociais nas diversas áreas, sobre direitos humanos, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. “Neste sentido, o curso proposto vem suprir tal necessidade, objetivando fornecer a formação de profissionais qualificados que possam atuar nesta perspectiva”, reafirma a Profa. Cleânia.

registrado em: ,