Equipe de alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI
O Curso de Moda, Design e Estilismo do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de receber uma grande notícia: uma equipe de alunos do curso foi selecionada para participar do “Concurso dos Novos – Dragão Fashion Brasil Festival 2018”, evento que acontece no Terminal Marítimo de Fortaleza/CE, entre os dias 09 e 12 de maio. O acontecimento é considerado o maior encontro de moda autoral da América Latina.
O tema do concurso adianta a abordagem do evento nesta edição: pensar/fazer moda em 360°, contemplando todos os ângulos que compõem a cadeia têxtil, com ênfase em aspectos da economia circular. Nesta segunda etapa, a equipe de alunos da UFPI apresentará uma coleção-cápsula intitulada como "Outsider: Torquato Neto e moda como resistência", com oito criações desenvolvidas coletivamente, porém exaltando as habilidades de cada aluno. Inspirada no artesanato local, tem parceria dos artesãos do polo cerâmico do bairro Poti Velho e Associação de Crocheteiros do Bairro Parque Piauí. Homenageia o trabalho marcante de Torquato Neto enquanto vanguardista instigante, cheio de inquietações e que possuía uma personalidade fragmentada, refletida em seus poemas e composições. Outsider faz um paralelo entre a poesia manifesto e a moda cíclica como resistência.
O crochê do Parque Piauí será aprimorado com um novo design oriundo de uma longa pesquisa, originando uma nova técnica artesanal, altamente sustentável e sofisticada. Através do lixo descartado por muitos, os alunos conseguiram enxergar uma nova utilidade para a moda que, em conjunto com as crocheteiras, é possível desenvolver uma técnica altamente usável que será apresentada na passarela do Dragão Fashion Brasil 2018.
Os bordados da Associação de Bordadeiras de Teresina estará presente em algumas peças e acessórias de forma desconstruída. Os acessórios como bolsas, calçados e cintos seguem a ideia do Slow Fashion, ganham vida através das mãos de uma artesã bastante competente que soube juntamente com essa equipe de designers traduzir de forma fashion e sofisticada o que o lixo pode ter de mais interessante.
Os estudantes Breno Silva, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo, Talmo Vaz e a Profa. Me. Caroline Carvalho.
Viajarão à capital cearense seis alunos do Curso de Moda, Design e Estilismo: Breno Silva, Beatriz Carvalho, Cibele Carvalho, Fran Viana, Sanmyria Araújo e Talmo Vaz. Além da professora instrutora, Caroline Carvalho.
Talmo Vaz, estudante de Moda, Design e Estilismo
O estudante Talmo Vaz, ressalta que essa é uma conquista grandiosa para o curso. “Nos sentimos muito lisonjeados. Estamos vendo esse evento como uma forma de nos conhecer enquanto designers e de conquistar oportunidades profissionais”, diz.
Fran Viana, estudante de Moda, Design e Estilismo
Francilene Viana, também membro do grupo que vai representar a UFPI no Dragão Fashion, ressalta a importância do concurso. “É um concurso muito concorrido, apenas oito instituições do país foram aprovadas para essa segunda etapa. É uma experiência única que vai muito além dos estágios obrigatórios curriculares. É grandioso e muito rico”, relata.
Segundo eles, a conquista serve de incentivo para outros estudantes do curso e acrescentam que não pretendem parar por aqui. “Depois da coleção, nossa intenção é continuar criando formas de dar visibilidade a essas comunidades de artesãos que fazem esse trabalho tão bonito”, disseram.
Ao todo, 23 instituições de ensino superior e técnico, público e privado, de todo o Brasil inscreveram seus trabalhos para concorrer a uma vaga. Apenas oito delas foram selecionadas para a competição que acontece dentro do Dragão Fashion Brasil Festival. Em jogo, R$ 10 mil para o primeiro lugar, troféus e a oportunidade de levar o talento da instituição e de seus alunos para a passarela deste grande evento.
Além da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participarão do concurso a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Caicó, Senac de Sergipe, Faculdade Ateneu (CE), Faculdade Santa Marcelina (SP) e Universidade Estácio de Sá (RJ).
Outras fotos: