Projeto de Extensão promove ações para divulgar o curso de Engenharia Florestal e recebe a visita de alunos do terceiro ano do ensino médio da cidade de Bom Jesus

Nos dias 18 e 20 de setembro de 2024, recebemos na UFPI/CPCE a visita de alunos do ensino médio do Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) e da CETI Franklin Dória. Tais ações fazem parte do projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Andressa Ribeiro intitulado “Estreitando laços entre os estudantes do ensino médio e o curso de Engenharia Florestal da UFPI na cidade de Bom Jesus”.

Palestra_Andressa.jpg

Palestra para os alunos do CETI Franklin Doria, aonde os discentes bolsistas e
voluntários do projeto explanaram sobre o curso e sobre a profissão da Engenharia Florestal.

 

Outras escolas da cidade de Bom Jesus também foram alcançadas pelo projeto, com palestras e visitas agendadas e realizadas nas escolas Cooperativa Educacional Peniel, Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, Unidade Escolar Joaquim Parente, Unidade Escolar Araci Lustosa e Cooperativa de Trabalho Educacional Luz do Girassol-Coopelg.

ctbj.jpg

ctbj_2.jpg

Alunos do Colégio Técnico de Bom Jesus realizando a visita técnica no Laboratório de Genética

e no Viveiro Florestal do Campus UFPI/CPCE a fim de entenderem melhor a Engenharia Florestal

e como as aulas práticas fazem parte da grade curricular do curso.

 

No Brasil, 75 cursos de Bacharelado em Engenharia Florestal são ofertados em diferentes regiões, todos na modalidade presencial. Desse total, 12 cursos estão localizados na região Nordeste, sendo o curso sediado no Campus Bom Jesus o único existente no Piauí. Infelizmente, os números do Censo da Educação Superior de 2020 apontaram uma realidade preocupante: a diminuição no número de jovens ingressando no ensino superior. Para minimizar estes impactos, a divulgação é um dos recursos mais utilizados para proporcionar informação e esclarecimento sobre algo, causar impacto em determinado público-alvo e promover uma popularização de determinado conhecimento. Portanto, a fim de promover a profissão do engenheiro florestal e incentivar a demanda pelo curso de Engenharia Florestal ofertado no CPCE/UFPI, o projeto está realizando ações junto aos estudantes de ensino médio, que ainda não tinham nenhum conhecimento sobre o curso.