Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Discentes e Docentes do Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Estatística e Melhoramento do CPCE/UFPI Recebem Premiação no XII SEMEX

Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 09h25

Na tarde da última quinta-feira, 01 de dezembro, foi realizado no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portela – UFPI em Teresina, a cerimônia de encerramento da 4ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí - SIUFPI. Na oportunidade foram premiados os melhores trabalhos do VI Ciclo de Palestras da PRPG, XII SEMEX, IX Mostra de Comunidades, XXXI SIC, XIV SDTI e PIBIC-EM.

As premiações do XII SEMEX (XII Seminário de Extensão e Cultura) foram divididas em colégios de áreas de conhecimento. Na grande área de Ciências Naturais e Agrárias, os trabalhos premiados em 1ª, 2ª e 3º lugar, foram desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Estatística e Melhoramento (NPEM) do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), coordenado pelos professores Artur Mendes Medeiros e Priscila Alves Barroso.

Os trabalhos submetidos ao evento e premiados foram: Em 1ª lugar - Sementes de variedades crioulas: promovendo conscientização em escolas rurais da rede pública de ensino, sob coordenação dos docentes Priscila Alves Barroso, Silvokleio da Costa Silva e Dyane Coelho Queiroz, e, apresentado pela bolsista PIBEX Loren Ravena Damas de Sousa, acadêmica de Engenharia Agronômica.

Foto_1_SEMEX.jpg

Premiação do 1º lugar na área de Ciências Naturais e Agrárias no XII SEMEX para discente Loren Ravena Damas

Em 2º lugar, a bolsista PIBEX Sabrina Rocha Lissa Dal Pra, acadêmica de Engenharia Agronômica, apresentou o trabalho: Multiplicação de variedades crioulas de feijão-fava (Phaseolus lunatus) em parceria com pequenos agricultores, também sob coordenação da Professora Priscila Alves Barroso em parceria com os docentes Artur Mendes Medeiros, Gustavo Alves Pereira e o responsável técnico Valdenor da Silva Junior.

Foto_2_SEMEX.jpg

Premiação do 2º lugar na área de Ciências Naturais e Agrárias no XII SEMEX para discente Sabrina Rocha Lissa Dal Pra

Em 3ª lugar ficou o trabalho intitulado: Consultoria em estatística: suporte a comunidade acadêmica interna e externa à UFPI apresentado pelo bolsista PIBEX Rutten Kécio Soares de Brito Porto, acadêmico de Engenharia Florestal, sob coordenação do Professor Artur Mendes Medeiros.

Foto_3_SEMEX.jpg

Premiação do 3º lugar na área de Ciências Naturais e Agrárias no XII SEMEX para o discente Rutten Kécio Soares de Brito Porto

Os coordenadores dos projetos ficaram surpresos e empolgados com a premiação. “É o reconhecimento de todo esforço realizado junto aos discentes bolsistas e voluntário do NPEM, que com o apoio da direção do CPCE/UFPI e dos agricultores, a exemplo do Sr. Salvador, Sr. Eliseu e Sr. Moisés, acreditam no projeto e no poder fortalecedor da extensão, e mais especificamente do potencial das variedades crioulas e do feijão-fava”, afirma professora Priscila Alves, coordenadora do projeto de extensão Multiplicação de variedades crioulas de feijão fava.  Professor Artur Mendes Medeiros, revela que “existe muita resistência com a estatística e utilização de softwares pela comunidade acadêmica no geral, e o reconhecimento do projeto de consultoria e dos cursos de estatística, são um caminho para otimizar a análise de dados e facilitar a divulgação dos resultados científicos à comunidade”