Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > PESQUISADORA DO CPCE - LEDOC/PPGPP APROVA PROJETOS COM FINANCIAMENTO EXTERNO UFPI

Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 16h29

O Projeto de Extensão Universidade Popular, coordenado pela professora doutora Socorro Silva (LEDOC-CPCE) em parceria com a Associação Indígena Gamela do território de Laranjeiras em Currais-PI aprovou projeto junto a Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE (instituição ligada à igreja católica) de apoio à comunidade indígena Gamela no valor de R$ 30.000,00(trinta mil). Segundo a professora doutora Socorro Silva: “o projeto visa fortalecer a ação da associação indígena Gamela para defesa do território e proteção dos direitos dos povos originários, com aprovação desse projeto duas grandes ações estão previstas: a primeira, a estruturação institucional da associação com a formação em organização comunitária indígena dos membros da direção da associação e a realização do I Encontro dos Povos Indígenas Gamelas do Piauí que será realizado na comunidade Laranjeiras com previsão para receber 100(cem) indígenas do povo Gamela do território do Piauí e do Maranhão no mês de novembro.” Afirmou a professora que acompanha a luta do povo indígena Gamela, desde 2018.

A professora doutora Socorro Silva – LEDOC/PPGPP vinculada ao Núcleo de Pesquisa NEPEECDES, ainda aprovou financiamento externo no Edital PBIC – FAPEPI (Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa) de apoio a pesquisa com o projeto cadastrado com número 7339.PGR288.59102.03082022 contemplado com 03(três) bolsas de Iniciação Científica, durante 2(dois) anos no valor de 400,00 (quatrocentos) reais. Para professora o NEPEECES vive um momento de fortalecimento da pesquisa com mais de 5(cinco) bolsistas de PIBIC e mais de 05 pesquisadores de mestrados e doutorados vinculados ao núcleo de pesquisa da UFMA, UNICAMP, sendo que UFSB, UFPB, UnB com alunos pesquisando a comunidade indígena gamela de Laranjeiras em Currais, com temática relacionada a educação para direitos humanos e educação popular que envolve também a investigação de processos de formação dos professores das escolas básicas do campo em processos educativos escolar e não escolar, além da organização indígena em suas lutas pela demarcação da terra.

A coordenadora do NEPEECDES aproveita a oportunidade para convidar discentes e docentes para participarem dos projetos e ações de pesquisa e extensão do núcleo. Para mais informação:  .