Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Projeto da UFPI (CPCE) Investe em Sustentabilidade Ambiental e em Energia Solar na Comunidade Laranjeiras

Última atualização em Sexta, 02 de Julho de 2021, 12h32

O Projeto de Extensão Universidade Popular (UFPI- Campus Cinobelina Elvas) em parceira com Projeto de Extensão Canindé Solar (UFPI- Campus Petrônio Portela), coordenados pela Profa. Dra. Maria do Socorro Pereira da Silva e Prof. Dr. Marcos Lira que vem desenvolvendo projeto que discutem a sustentabilidade ambiental, apostam na ciência sustentável por meio da energia solar, no manejo florestal das plantas nativas e na proteção dos recursos hídricos como riachos e brejos. A universidade implantou na comunidade Laranjeira no município de Currais um sistema solar de bombeamento de água de poço em roça e para produção da agricultura familiar camponesa.  A professora Socorro Silva registra que “a nossa perspectiva é fortalecer as experiências de auto-organização da população rural de Laranjeiras para se tornar uma comunidade referência na região em sistemas ambientalmente sustentáveis”.

Imagem 1 – Poço Artesanal de Implantação da Placa Solar – Comunidade Laranjeira

Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular

O professor Marcos Lira afirmou que: “A produção energética a partir da matriz solar sustentável tem sido uma missão da UFPI pensando na sustentabilidade ambiental”. Esse projeto aposta na missão social da universidade no desenvolvimento da sociedade do conhecimento descolonial a serviço de ações que tenham como objetivo o desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos territórios camponeses.

Imagem 2 – Assinatura e Entrega do Termo de Sessão da Placa Solar

Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular, 2021

Imagem 3 - Bombeamento da Água do Poço

Fonte: Projeto Universidade Popular, 2021

Para o Agricultor José, “a implantação da placar solar e do sistema de bombeamento de água do poço para produção da agricultura e criação de animais, vai nos tirar de anos de sofrimento, em que a água do poço era puxada duas vezes ao dia manualmente através de balde. Agradecemos a universidade por compartilhar o conhecimento da ciência com a comunidade.”

A Universidade Popular realizou audiência pública remota da Comunidade Laranjeiras com representantes do Governo Estadual, por meio do INTERPI e da Superintendência de Relações Institucionais do Gabinete do Governador para tratar do processo de regularização fundiária e reconhecimento da comunidade como terra indígena. Participaram também movimentos sociais do campo como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Federação do Trabalhadores na Agricultura (FETAG) e Movimento Sem Terra (MST) que assumiram o compromisso de apoio aos camponeses na luta pela regularização da terra.

Imagem 4 – Realização da Audiência com INTERPI - Comunidade Laranjeira

Fonte: Projeto Universidade Popular, 2021

Agradecemos o empenho da Direção do Campus do CPCE na pessoa do professor Everaldo que tem apoiado as ações do projeto. A Universidade vem assumindo papel decisivo no desenvolvimento da região, por meio de projetos de extensão e de pesquisas. O apoio as comunidades camponesas é sem dúvida um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar camponesa, das feiras livres do município de Bom Jesus e região e na geração de renda.

Imagem 5 – Representante Indígena da Comunidade Laranjeira

Fonte: Projeto Universidade Popular

As atividades de campo foram realizadas em conformidade com os protocolos de Biossegurança contra o COVID-19. A professora Socorro Silva ressalta que a universidade conseguiu apoio do projeto Canindé Solar que é financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem o objetivo de garantir apoio aos trabalhadores da agricultura familiar camponesa. O projeto Universidade Popular atua na comunidade Laranjeiras desde 2017, recentemente contribuiu para provação de projeto PPP-Ecos que conta com apoio do PNUD por meio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) para fortalecer a organização das mulheres camponesas no agroextrativismo sustentável do Buriti. Ao longo dos últimos 3(três) anos o projeto buscou desenvolver atividades relacionadas a área de meio ambiente, proteção dos recursos hídricos, principalmente de brejos e riachos, apoiando a agricultura familiar camponesa a partir do diálogo entre o saber popular e o saber cientifico pela participação ativa dos camponeses e indígenas da comunidade Laranjeiras. Mais informações Coordenação do Projeto (89) 98125-7192