Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Professoras do Campus Cinobelina Elvas/CPCE da UFPI, estudantes e Comissão Pastoral da Terra (CPT) aprovam projeto de apoio a organização comunitária no valor de US$ 28.608,68 dólares

Última atualização em Segunda, 17 de Mai de 2021, 16h39

A UFPI a serviço do desenvolvimento social, da ciência e do fortalecimento dos conhecimentos populares das comunidades rurais no cerrado piauiense.

Pensando nisso, ´pesquisadoras do CPCE-Bom Jesus da UFPI, estudantes da graduação e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) submeteram o projeto “Agroextrativismo Sustentável do Buriti e Babaçu no Cerrado(PI): Recuperando Impactos do Covid-19” ao 30º Edital do PPP-ECOS - Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), sendo aprovado com um valor de apoio de US$28.608,68, que na cotação do dólar, em maio, corresponde ao valor de R$ 153.600,00 reais.

O projeto terá 18(dezoito) meses de execução, com objetivo de fortalecer o trabalho de auto-organização das mulheres camponesas das comunidades: Sítio em Cristino Castro que trabalham com agroextrativismo sustentável do coco babaçu e as mulheres da comunidade de Laranjeiras em Currais para incentivo do agroextrativismo do buriti. Foram recebidas 47 propostas, das quais 42 atenderam aos critérios de elegibilidade estabelecidos no Edital, e 14 foram aprovadas, sendo o Piauí contemplado.

Segundo, a  Profa. Dra. Socorro Silva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do campus CPCE: “o nosso objetivo era concorrer ao edital para garantir recursos para  ampliação das ações dos projetos em execução UNIVERSIDADE POPULAR(Comunidade Laranjeiras) e o projeto AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E BOAS PRÁTICAS NA CADEIA PRODUTIVA DO COCO BABAÇU(Comunidade Sítio) e, ao mesmo tempo fortalecer a atuação dos movimentos sociais do campo na região, especialmente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) articulando o conhecimento científico e conhecimento popular para defesa do território camponês e ações de sustentabilidade ambiental no cerrado”.

Para a Profa. Dra. Adriana Miranda do Curso de Agronomia do CPCE: “esse projeto expressa a dimensão coletiva, interdisciplinar e de interconhecimento entre universidade, instituições sociais do campo e comunidades, construído por muitas mãos para a implementação das ações de organização comunitária para o fortalecimento do agroextrativismo sustentável e a autonomia das comunidades rurais da região do cerrado piauiense.”

A coordenadora da CPT, Mercês. afirma: “Para a CPT-PI, a aprovação do projeto, significa a garantia de direitos, melhores condições de vida, o protagonismo dos/as trabalhadores e trabalhadoras do campo. Fortalecimento da organização dos grupos de quebradeiras de coco e do extrativismo de buriti em sua luta por direitos e bem viver. Fortalecimento da parceria com a Universidade e as Comunidades.”

A representante da organização financiadora – INSP, Lívia Moura, congratulou a aprovação do projeto “Parabéns pela conquista e estamos muito animados para colaborarmos na implementação deste importante projeto para o fortalecimento da sua comunidade!”

O projeto tem como princípio fundacional o uso sustentável da biodiversidade, além de fortalecer a segurança alimentar, por meio da produção sustentável de alimentos fortalecendo a geração de renda através do agroextrativismo do coco babaçu e do buriti como fontes de geração de renda a partir da auto-organização dos povos do campo por meio de diálogos e ações que assegurem o protagonismo comunitário em sintonia com o enfrentamento das desigualdades sociais, reduzindo os impactos da pandemia no meio rural.

Para Direção do CPCE (UFPI), o professor Everaldo Moreira, afirma: "Essa conquista é muito importante, pois em tempos de restrição de recursos e de diversos desafios impostos pelos recentes e inesperados acontecimentos, notícias assim, representam o fortalecimento institucional do CPCE/UFPI na região do vale do Gurgueia, principalmente em a ações envolvendo comunidades rurais que tanto necessitam da atenção de políticas afirmativas, pois só assim conseguiremos levar conhecimento a quem mais necessita e cada vez mais contribuir com a consolidação de universidade pública, inclusiva, democrática e socialmente referenciada. Parabéns a todos os envolvidos."

Para mais informações, acesso a página do ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) pelo link: https://ispn.org.br/resultado-30-edital-ppp-ecos-ticcas