O grupo de pesquisa em Bioquímica e Fisiologia Vegetal (Bioplant), do campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), está realizando estudos para desenvolver estratégias de cultivo, com o uso do manejo da irrigação e adubação, e elucidar vias de defesa de plantas contra o déficit hídrico, verificando os mecanismos fisiológicos, bioquímicos e moleculares.
A obtenção das imagens térmicas é realizada por meio de ferramentas de geoprocessamento, com uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), aliadas ao emprego de Termômetro de Imagem no Infravermelho. Esta investigação objetiva detectar variações de temperatura nas folhas de plantas cultivadas com diferentes níveis de disponibilidade de água. Os pesquisadores relatam que o comportamento fisiológico da planta pode ser determinante para a sobrevivência e produtividade sob condições adversas.
Termômetro de Imagem no Infravermelho
O projeto está sendo desenvolvido sob coordenação do Professor Dr. Rafael de Souza Miranda, que é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-UFPI) e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA); e conta com as parcerias do Professor MSc. Doze Batista de Oliveira (UFPI/CPCE); do Bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) Dr. Ramilos Rodrigues de Brito (UFPI/CPCE/PPGCA); das estudantes de mestrado Amanda Soares Santos e Alana Cavalcante da Silva (UFPI/CPCE/PPGCA); e do graduando em Agronomia José Antônio Freitas Penha (UFPI/CPCE).
Da esquerda para direita: Ramilos Rodrigues de Brito (Pós-doutorando), Alana Cavalcante da Silva e Amanda Soares Santos (Discentes de Mestrado), José Antônio Freitas Penha (Discente de graduação), Rafael de Souza Miranda e Doze Batista de Oliveira (Professores da UFPI)
A pesquisa conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).