A Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP), em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária do Campus Profª Cinobelina Elvas (CAMEV-UFPI/CPCE) e o Projeto de Pesquisa e Extensão em Leptospirose (LeptoVET), realizaram no dia 25 de novembro a II Mostra de Medicina Veterinária Preventiva com o tema “Alternativas de Controle para Mitigação de Doenças e Agravos Relacionados às Mudanças Climáticas”.
O dia foi dedicado a exposição de trabalhos científicos e de extensão produzidos pela LAVEP e LeptoVET, além da apresentação de trabalhos avaliativos voltados para a temática do evento, sendo envolvidas as disciplinas: Higiene Veterinária e Saúde Pública, ministrada pela Profª Drª Glenda Lídice de Oliveira Cortez Marinho; Microbiologia Veterinária I e Doenças Infecciosas, ministradas pelo Profº Drº David Germano Gonçalves Schwarz e Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias, ministradas pela Profª Drª Márcia Paula Oliveira Farias.
“A curricularização da extensão e as novas diretrizes para os cursos de medicina veterinária nos desafiam a reestruturar nossas metodologias de ensino. A proposta do evento é semestral e com ela buscamos estimular nossos alunos a criar e desenvolver propostas dentro da área da medicina veterinária preventiva em benefício da coletividade, dessa forma, construímos e aprimoramos saberes.” Afirma a Profª Drª Glenda Lídice de Oliveira Cortez Marinho, coordenadora da LAVEP.
O evento foi encerrado com a palestra da psicóloga Thalita Pachêco do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do CPCE, que destacou a importância e os cuidados preventivos da Síndrome de Burnout e um pocket show da Banda da Priscila, formada por professores e alunos do CPCE.
O evento contou com o apoio da direção e da coordenação do curso de medicina veterinária do CPCE, tendo como comissão avaliadora dos trabalhos os professores do CPCE.
Foram apresentadas alternativas de controle para vetores, animais peçonhentos e para a potabilidade da água. A importância de enfermidades infecciosas e parasitárias relevantes foi discutida através de vídeos, E-banners e folders. Além disso, a inovação também esteve presente no evento através da abordagem da bioinformática e o seu uso na medicina veterinária. Os melhores trabalhos foram premiados.