O curso de Medicina Veterinária do Campus Profª Cinobelina Elvas (CPCE), a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP) e o Projeto Zika Zoo, realizaram no dia 17 de junho do corrente ano a I Mostra da Medicina Veterinária Preventiva com o tema “Alternativas de Controle para Arboviroses”. O evento foi realizado no pátio do Restaurante Universitário do Campus e contou com a exposição das ações desenvolvidas pela LAVEP e pelo Projeto Zika Zoo sobre a temática, além da apresentação de quatro trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina Higiene Veterinária e Saúde Pública, ministrada pela Profª Drª Glenda Lídice de O. C. Marinho.
A principal motivação para realização da Mostra e desenvolvimento dos trabalhos é a situação epidemiológica que o Estado do Piauí vivencia em relação ao número de casos de Dengue e a necessidade da prevenção de outras Arboviroses como Zika, Chikungunya, Febre Amarela e Febre do Nilo Ocidental na Região Sul do Estado.
Os trabalhos tiveram como base a busca de alternativas de controle para Arboviroses levando em consideração a aplicabilidade, reprodutibilidade e custo benefício de sua utilização no contexto da saúde pública. Repelentes naturais voltados para uso humano e animal; armadilhas para culicídeos; desinfetantes, difusores de ambiente e velas repelentes sem princípios ativos sintéticos e à base de produtos naturais foram desenvolvidos.
Os trabalhos contaram com a avaliação de docentes do curso de Medicina Veterinária, Licenciatura em Educação do Campo, Zootecnia e Engenharia Agronômica do CPCE, além do Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Diego Monteiro.
A proposta é discutir posteriormente, a viabilidade da adoção de medidas alternativas que possam somar aos trabalhos já desenvolvidos pelas Secretarias Municipais de Saúde da Região Sul do Piauí, no que diz respeito ao controle das Arboviroses, afirma Franciel Júnior, aluno do 7º período do curso de Medicina Veterinária e Presidente da LAVEP.