Os produtores familiares, estudantes e demais membros da comunidade de Bom Jesus e região compareceram nesta quinta-feira (06/12/2018) ao evento “Arranjo produtivo sustentável para redução da desigualdade social” realizado na Universidade Federal do Piauí – Campus Professora Cinobelina Elvas, que teve como objetivo apresentar programas de fomentação da agricultura familiar.
O palestrante José Henrique Quental, SEBRAE Bom Jesus, ministrou a palestra “Políticas públicas para a inclusão do pequeno agricultor” explicando como programas como PNAE podem ser utilizados pelos agricultores familiares como ferramenta de comercialização ao poder público, nesse caso, particularmente escolas e creches. A Lei que criou o PNAE estabelece que 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar, mas infelizmente existem muitos desafios que limitam muito o pleno atendimento do estabelecido, a exemplo: a carência de conhecimento do programa pelos agricultores familiares e a iniciativa publica de tornar o programa mais acessível aos agricultores familiares.
Já a palestrante Alessandra Oliveira Vasconcelos trouxe sua experiência em projetos sustentáveis e rentáveis implementados no município de Parnaíba e região onde conseguiram aumentar a diversificação de produção e produtividade de pequenos produtores rurais. Por fim Luiz Carlos Guilherme da Embrapa ministrou a palestra “Sistemas alternativos de produção para o pequeno agricultor” que apresentou como que a quebra de paradigmas e sistemas de produção inovadores alavancam a produção do pequeno produtor.
O evento foi organizado por alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Zootecnia, ministrada pelo diretor do Campus e professor Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima, com apoio institucional da UFPI, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI e SEBRAE Bom Jesus.