Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JESUS VISITA UFPI

ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JESUS VISITA UFPI

CONSTRUINDO PONTES ENTRE OS SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS

Um dos desafios enfrentados na área da educação é por em prática a parte teórica estudada, e foi com a intenção PRIMORDIAL de facilitar um diálogo harmonioso entre essas duas vertentes do ensino que os professores do 4º e 5º ano (Emanuela, Gessiana e Roniglécio), da escola Centro Educacional Lourdinha Gomes (CELG), inseriram em seus planos de aula uma visita de seus 40 alunos à Universidade Federal do Piauí (UFPI)- Campus Cinobelina Elvas, localizada na cidade de Bom Jesus-PI. Trata-se também de apresentar conceitos do mundo acadêmico aos estudantes com o intuito de estimulá-los desde cedo o espírito investigativo.

Essa iniciativa é de suma importância, pois o Ensino Superior e a Educação Básica precisam DIALOGAR mais. Portanto, vários foram os objetivos, dentre eles estão a ampliação do espaço educacional para além das salas de aula, uma maneira de vivenciar conteúdos na prática e também conhecer o Campus Profa. Cinobelina Elvaz.

Antes da visita aos laboratórios os alunos tiveram contato com estudantes e formandos dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia, Zootecnia, e Engenharia Florestal, nesse primeiro momento os aprendizes foram informados sobre as peculiaridades de cada curso e fizeram perguntas sobre os mesmos, sendo visível o entusiasmo e o encantamento das crianças com os cursos. Logo após ocorreu a visita aos laboratórios de Botânica e Anatomia Vegetal e Herbário Setorial Vale do Gurgueia, Solos e Nutrição de Plantas, Genética e Zoologia.

Durante toda a visita ao Campus o professor da Universidade Dr. João Carlos Medeiros foi apresentando e explicando as especificidades de cada laboratório, onde os alunos fizeram anotações, questionamentos e passaram a relacionar o que foi aprendido em sala de aula com o seu dia a dia, unindo assim a teoria à prática. Por fim visitaram as criações de suínos, caprinos e de aves.

Foi sem dúvida uma experiência riquíssima destacando outras conquistas como apresentar aos alunos algumas profissões que poderão se dedicar no futuro, bem como um maior interesse dos mesmos nas aulas.

Professores responsáveis:

Emanuela Pereira e Silva