Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > ALUNOS DE APICULTURA DE BOM JESUS FAZEM VISITA TÉCNICA

ALUNOS DE APICULTURA DE BOM JESUS FAZEM VISITA TÉCNICA

Alunos da disciplina de apicultura dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia do CPCE/Bom Jesus, realizaram no último dia 19 uma visita técnica à microrregião de Simplício Mendes-PI a 380 km de Bom Jesus.
      Na oportunidade os mesmos visitaram a experiência da Cooperativa Mista de Apicultores da microrregião de Simplício Mendes (COMAP) e puderam visualizar na prática etapas importantes da Cadeia Produtiva Apícola, tais como: unidade de extração de produtos apícolas (com selo de orgânico), entreposto de mel tipo exportação, beneficiamento de cera de abelhas e uma fábrica de colméias em grande escala.
         A turma foi recebida pelo Sr. Paulo José, diretor administrativo da COMAP que conta com cerca de 1000 apicultores distribuídos em 35 associações de nove municípios, produzindo cerca de 200 toneladas de mel por ano, onde 90% é destinado ao mercado internacional de mel convenvional, de orgânicos e para o comércio justo (Fair Trade).
         Para o aluno do curso de Zootecnia, José Henrique, a experiência da cooperativa de Simplício Mendes é um exemplo a ser seguido, pois é extraordinário ver que pequenos produtores numa região Semi-árida, se organizaram e são capazes de colocar o seu mel nos mercados mais exigentes do mundo.
     Para o professor Sinevaldo Moura, a visita técnica consiste em ferramenta importante para oxigenar os alunos, através da troca de experiências e do conhecimento proporcionado de forma intensiva e que podem servir como espelho ou serem adaptadas para cada realidade.