Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Imprimir
Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 09h44

Centro de Ciências Agrárias (CCA)

 

Apresentação (PDU)

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) é uma unidade acadêmica que faz parte da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, localizada no Bairro Socopo, Teresina-PI, onde ocupa uma área de 216 hectares. O CCA, originado a partir da Coordenação de Ciências Agrárias do Centro de Tecnologia (instituída em 25 de agosto de 1975) foi criado em 16 de março de 1978, por meio da Resolução nº 25/78 do Conselho Diretor da UFPI. Desde sua criação desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Ciências Agrárias e afins.

O CCA possui três cursos de graduação: Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Medicina Veterinária e Bacharelado em Zootecnia. O Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, implantado através da Resolução nº 02/76 - Conselho Universitário da UFPI (CONSUN-UFPI), de 01/12/1976, foi reconhecido pela Portaria Nº 94/83 – MEC em 17/03/1983 e começou a funcionar em 1977. Ainda em 1976 o Curso de Graduação em Medicina Veterinária foi criado através da Resolução nº 03/76 - CONSUN-UFPI, de 06/12/1976, da UFPI, com início em 1978 e reconhecimento pelo MEC através da Portaria nº 303, de 18/04/85.  O Curso de Graduação em Zootecnia foi autorizado pelo Decreto n° 9.235 de 15/12/2017, aprovado em 2018 pela Resolução 235/18 - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX-UFPI) de 11/10/2018 e começou suas atividades em 2019.

O CCA é formado por seis departamentos: Zootecnia (DZOO). Fitotecnia (DFIT); Engenharia Agrícola e Solos (DEAS); Planejamento e Política Agrícola (DPPA); Morfofisiologia Veterinária (DMV) e Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV). Em 1978 o DZOO, DFIT e DEAS foram criados pela Resolução nº 25/78. Na década de 1980 foram criados os seguintes departamentos: DPPA, em 1980, através da Resolução nº 124/80 do Conselho Diretor da UFPI (CD-UFPI); o DMV em 1983, através da Resolução nº 036/82, e em 1983, através da Resolução nº 152/83 CD-UFPI foi criado o DCCV.

A implantação dos núcleos ligados ao CCA ocorreu a partir de 1980 com a criação do NUEPPA através da Resolução nº 021/80 CD-UFPI, de 13/03/80. Posteriormente surgiram os demais núcleos: Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCELT) através da Resolução nº. 229/2013-CEPEX-UFPI, de 09/12/2013, Núcleo de Pesquisa em Plantas Aromáticas e Medicinais (NUPLAM), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS), Núcleo de Diagnóstico por Imagem Veterinário Especializado (NUDIVE) pela Resolução nº 219/17-CEPEX-UFPI, de 14/11/2017 e Núcleo de Estudos em Recursos Genéticos e Melhoramento (NURGEM) pela resolução nº 098/19-CEPEX-UFPI.

Os Programas de Pós-Graduação pertencentes ao CCA foram criados a partir de 1999. A Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) originou-se em 1999 com oferta de Mestrado, e em 2006 passou a ofertar Doutorado. O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal (PPGA-PV) foi criado em 2003, com oferta de vagas para Mestrado e Doutorado a partir de 2013. Em 2017 o PPGA-PV passou a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura Tropical (PPGA-AT). O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento (PPGM) originou-se em 2009 com ofertas de turmas de Mestrado. Em 2019 os Programas PPGA-AT e PPGM foram fundidos e originaram o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), com o objetivo de incrementar a qualidade formativa de recursos humanos alinhados com a demanda regional do setor agrícola e pela grande inserção social dos referidos programas na região Meio-Norte do Brasil.

Ainda em 2019, com o objetivo de se consolidar um Programa de Pós-Graduação com formação específica na Grande Área da CAPES Zootecnia e Recursos Pesqueiros e considerando que há interseção dos docentes e linhas de pesquisa entre os dois Programas, o PPGCA, fundiu-se ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFPI, pertencente ao Campus Profª. Cinobelina Elvas, o qual originou o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT).

Também pela inexistência de um Programa de Pós-Graduação na área de Medicina Veterinária no Estado do Piauí, somado as potencialidades do Estado na área agropecuária, e por ser um polo de saúde tanto para a saúde humana quanto para a saúde animal foi criado o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) com ofertas de vagas para Mestrado e Doutorado em 2019.

 

Introdução (PDU)

O CCA, com sua estrutura organizacional e seus recursos humanos constituídos por docentes e técnicos, tem como objetivo primordial formar e capacitar profissionais de alta performance em conhecimentos e tecnologias para atender as demandas do mercado profissional nas áreas das ciências agrárias local, regional e nacional em consonância com a missão e a visão da UFPI.

Atualmente, O CCA oferece os cursos de graduação: Bacharelado em Engenharia Agronômica; Bacharelado em Medicina Veterinária e Bacharelado em Zootecnia e os cursos de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (Mestrado e Doutorado); Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Mestrado e Doutorado); e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicadas a Animais de Interesse Regional - Mestrado e Doutorado (2019).

 

A estrutura organizacional do CCA é composta por:

  • Diretoria, Vice-Diretoria e Secretaria Administrativa (órgãos executivos) e o Conselho Departamental (órgão deliberativo).

03 (três) Coordenações de Cursos de Graduação: 

  • Bacharelado em Engenharia Agronômica (CCEA);
  • Bacharelado em Medicina Veterinária (CCMV);
  • Bacharelado em Zootecnia (CCZOO).

06 (seis) Departamentos: 

  • Clínica e Cirurgia Veterinária (DCCV);
  • Engenharia Agrícola e Solos (DEAS);
  • Fitotecnia (DFIT);
  • Morfofisiologia Veterinária (DMV);
  • Planejamento e Política Agrícola (DPPA);
  • Zootecnia (DZOO).

03 (três) Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Agrárias: 

  • Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (CPPGA);
  • Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (CPPGZT);
  • Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (CPPGTAIR).

06 (seis) Núcleos de Estudo e Pesquisa: 

  • Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA);
  • Núcleo de Estudo, Pesquisa e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS);
  • Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-tronco (NUPCelt).
  • Núcleo de Pesquisa em Plantas Aromáticas e Medicinais (NUPLAM);
  • Núcleo de Diagnóstico por Imagem Veterinário Especializado (NUDIVE);
  • Núcleo de Estudos em Recursos Genéticos e Melhoramento (NURGEM).

Integram ainda a estrutura do CCA o Espaço Integrado III, com salas de aula e laboratório de informática; auditórios, setores e laboratórios vinculados aos Núcleos e aos Departamentos; uma Biblioteca Setorial (CTT); um Centro de Convivência com duas cantinas; os Centros Acadêmicos (CA’s) de Agronomia e Veterinária.

No CCA, também, localizam-se uma unidade da Residência Universitária e uma unidade do Restaurante Universitário, vinculados à PRAEC; uma unidade do Setor do Biotério Geral da UFPI, vinculado à PROPESQI; e o Hospital Veterinário Universitário (HVU), vinculado à Reitoria.

 

MISSÃO 

- Contribuir com a sociedade por meio de ações de educação, ensino, pesquisa e extensão, viabilizando a formação de recursos humanos que engrandeçam os conhecimentos locais e os transformem em bens universais, colaborando para a sustentabilidade socioeconômica, cultural e ambiental.

VISÃO 

- Ser um centro de excelência para as ciências agrárias nos níveis de graduação e pós-graduação, para a formação de indivíduos aptos a enfrentarem os desafios apresentados no setor agropecuário e na saúde única por meio de um ensino de qualidade, pesquisas inovadoras e interação com a sociedade.

VALORES 

- Excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

- Respeito ao meio ambiente e ao bem estar animal;

- Respeito aos princípios de justiça, padrões morais e éticos;

- Respeito às necessidades regionais;

- Busca pela inovação e tecnologias que sejam referência nacional, com inserção internacional;

- Respeito à pluralidade e diversidade humana;

- Capacidade para interlocução e firmar parcerias entre instituições públicas e privadas

- Compromisso com o desenvolvimento sustentável em parceria com o poder público e outras organizações/ou entidades do meio-norte do Brasil.

Fonte: PDU CCA 2020-2022

 

GALERIA DE DIRETORES

Ao longo da sua história, o CCA tem sido administrado por professores das ciências agrárias que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Centro através das ações de planejamento e gestão, consoante os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI. Registra-se a Galeria de Diretores do CCA desde a sua fundação até a atualidade:

Prof. Antônio Manoel Gayoso e Almendra Castelo Branco (1978 a 1985)

Prof. Edson Basílio Soares (1985 a 1986)

Prof. Raimundo Martins Filho (1986 a 1987 – Pró-tempore)

Prof. Francisco Solano Feitosa Junior (1987 a 1989)

Prof. João Batista Lopes (1989 a 1993)

Prof. Francisco Assis Lima Costa (1993 a 1997)

Prof. Manoel Ferreira de Lima (1997 a 2005)

Prof. João Batista Lopes (2005 a 2009)

Prof. Willams Costa Neves (2009 a 2017)

Prof. Paulo Roberto Ramalho Silva (2017 a 2021)

 

Fonte: Secretaria Administrativa do CCA

Atualizado em 18/02/2021

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página