COMUT

comut

O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:

  • Periódicos técnico-científicos
  • Teses e Dissertações
  • Anais de congressos nacionais e internacionais
  • Relatórios técnicos
  • Partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

Para participar do Comut, o usuário deve, em primeiro lugar, cadastrar-se no Programa, via Internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

Uma vez cadastrado, o usuário pode solicitar cópias de documentos de duas formas:

  • Dirigindo-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, utilizando-a como intermediária. Nesse caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca, ou;
  • O usuário poderá fazer suas solicitações diretamente pela Internet, de qualquer lugar do mundo. Para isso, após cadastrar-se, deverá adquirir Bônus Comut, que servirão como mecanismo de pagamento pelas cópias solicitadas.

Os bônus podem ser adquiridos, via Internet, por meio de boleto bancário ou crédito em conta. Um bônus dá direito a cinco páginas de documento solicitado por e-mail ou correio normal nacional.

A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus.

A rede Comut possui atualmente 394 bibliotecas base, ou seja, as bibliotecas que atendem às solicitações dos usuários, 2.304 bibliotecas solicitantes e 54.058 usuários – pessoas físicas.

Para acessar ao COMUT,  clique aqui.

Fonte> COMUT, 2017.