Na manhã desta terça-feira (25/04), em reunião no Palácio do Karnak com o Excelentíssimo Governador do Estado do Piauí Rafael Fonteles, foi firmado apoio ao Congresso Nordestino de Produção Animal. Na ocasião estavam presentes o Magnífico Reitor da UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, o Vice-reitor Prof. Dr. Viriato Campelo e o Prof. Dr. Natanael Santos (CCA/DZO), representando a comissão organizadora, que apresentou o projeto do evento. Na sua XVII edição, o CNPA ocorrerá em Teresina/PI, no período de 29 de novembro a 01 de dezembro de 2023, e abordará o tema “Tecnologias para a Produção Animal Tropical”. O evento terá como instituições co-realizadoras a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), EMBRAPA Meio-Norte e Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O evento terá simpósios específicos para as cadeias produtivas de destaque, compostos por palestras e mesas redondas. Serão realizadas, também, sessões científicas, conferências e painéis tecnológicos, a fim de envolver os produtores em discussões de problemas reais e a busca de soluções a partir de conhecimento já existes e a serem desenvolvidos, proporcionando um momento de maior interação entre a academia e as cadeias produtivas. Na programação do CNPA haverá, também, um momento para que resultados de atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) possam ser apresentados para a sociedade, representando um momento de prestação de contas do que as instituições e pesquisadores desenvolveram de mais recente para o setor produtivo. Por outro lado, este momento permitirá a identificação de novas demandas para que as instituições e pesquisadores possam redefinir e alinhar os projetos de pesquisa com as reais demandas dos setores produtivos e de empresas envolvidas com a produção e processamento de proteína animal.
A partir da temática apresentada, o XVII CNPA 2023 contribuirá com o fortalecimento da produção animal nos trópicos com o uso de tecnologias e manejos adequados que é a base para a pecuária sustentável com menores impactos ao meio ambiente tropical. Espera-se, com este evento, estimular a integração entre os diferentes segmentos da produção animal e da academia, promovendo debates e reflexões, bem como a interação entre estudantes e pesquisadores com a sociedade, levando ao fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.