Com conteúdo atrativo, fotos criativas, muitos seguidores, grande quantidade de curtidas, promovendo o diálogo e a proximidade com a comunidade acadêmica, quatro anos após sua criação, o Instagram da Universidade Federal do Piauí alcançou mais de 26 mil seguidores em mais de 7 mil imagens compartilhadas.
Rafaella Santana, bolsista da Superintendência de Comunicação Social e uma das administradoras do Instagram UFPI
A bolsista da Superintendência de Comunicação Social e uma das administradoras do Instagram UFPI, Rafaella Santana, explica que as publicações que mais repercutem na plataforma social são sempre as de interesse acadêmico, como: editais, vagas para professor substituído, repost do MEC. Em seguida estão as divulgações de eventos, palestras e as publicações para quebrar a seriedade, como, datas comemorativas e homenagens. “O cardápio do Restaurante Universitário é querido por todos. É esperado todos os dias. Se não for postado, chovem comentários e pedidos do mesmo. Apesar de ser divulgado semanalmente no site da UFPI”, disse.
Maurício Santana, Coordenador de Comunicação Social da UFPI
O Coordenador de Comunicação Social da UFPI, Maurício Santana, destaca que muitas instituições usam esse tipo de ferramentas de divulgação. “O trabalho de divulgação das redes sociais nas instituições públicas, hoje, são fundamentais, pois elas proporcionam contato direto com a população em uma linguagem simples e um Feedback bem mais objetivo. Na universidade, por exemplo, muitas demandas surgem das necessidades apresentadas por usuários de nossas redes. Elas são analisadas pelos profissionais de comunicação, para depois serem encaminhadas e resolvidas por toda instituição. Com isso, ganha a UFPI e toda a comunidade acadêmica em presteza. O trabalho se torna mais agregador e todos podem contribuir para um desenvolvimento em conjunto”, explica.
Rafaella Santana comenta que o ambiente integrado de comunicação da UFPI é um ambiente próspero para a aprendizagem. “Aprendemos muito sobre todos os meios de comunicação, que envolvem a multimídia. Todo dia é um aprendizado diferente: fotos, vídeos, edição, textos, produção, tudo é ensinado ao decorrer do dia-a-dia, nas conversas, nas tarefas diárias entre bolsista e os funcionários, que orientam e ensinam”.
Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social da UFPI
A Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, afirma que o instagram que começou de forma lenta, hoje atinge mais de 26 mil seguidores. “Ele (Instagram) está sendo uma ferramenta muito boa de trabalhar com a informação, imediata, juntamente com os outros dispositivos de comunicação: facebook, flickr, twitter, webtv (experimental), site da UFPI e Rádio FM Universitária. Utilizando uma linguagem mais leve, com um trabalho de arte, criação, fotográfico e em vídeo, o instagram da UFPI oferece uma capacidade dialógica ágil. A crítica e o elogio são rápidos. Podemos medir erros e acertos de forma imediata. Fazer correções bem rápidas”, finaliza.