Formado principalmente por um conteúdo que tem a intenção de impulsionar discussões que contemplem atividades acadêmicas, eventos científicos, projetos de pesquisas e o desenvolvimento sociocultural da comunidade, a UFPI TV, produtora de conteúdo de televisão da Universidade Federal do Piauí, alcança mais de 146 mil visualizações, executando vídeos ligados à comunicação e à divulgação científica da Instituição.
O canal YouTube da UFPI é uma via online para obtenção de informações e divulgação de notícias, eventos voltados para o público universitário e resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores dos campus de Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos e Floriano.
Com uma linguagem leve, o canal da universidade atingiu mais de 146 mil visualizações, 915 inscritos e 266 vídeos publicados, números que só tendem a crescer com a divulgação de informações que atraem o grande público. Os principais interessados nos assuntos da UFPI são os homens (67%), ligados a diversas áreas do conhecimento.
Manoel Eduardo, especialista em Design de Multimeios e técnico-administrativo da UFPI
De acordo com o Especialista em Design de Multimeios e técnico-administrativo da UFPI, Manoel Eduardo, a universidade conta atualmente com a WebTV (experimental) para produção de vídeos de palestras, encontros, lançamentos, notícias em geral, vídeoaulas e produção de vídeos para concursos. Além disso, ele falou da aquisição de novos equipamentos para o canal. “A WebTV funciona hoje com equipamentos como ilhas de edição, iluminação de led, microfone de lapela, tripés e equipamentos para transmissão de vídeos. Contamos ainda com cinco computadores e dois notebooks para a integração com as outras redes sociais: instagram, facebook, flickr, twitter, como também realizamos treinamentos com os bolsistas”, explica.
Mudança do desenho conceitual do canal
Em comemoração aos 45 anos da UFPI, a webtv mudou desenho conceitual do canal para homenagear a instituição. Segundo o bolsista da Superintendência de Comunicação Social e editor de vídeos, Brendo Veras, a arte do canal foi pensada de forma que contemplasse as cores e logo marca da universidade. “Foram escolhidos Tons leves de azul, porque é a cor característica da UFPI e a forma geocêntrica para dá um conceito simples e organizado”.
Brendo Veras, bolsista da Superintendência de Comunicação Social e editor de vídeos
Para a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, quanto à importância dessa rede social para a Instituição, coloca que um dos compromissos ao assumir a Superintendência de Comunicação foi tentar melhorar o acesso à comunicação. “A proposta da Superintendência foi tentar unir os diversos setores que trabalham na área da comunicação, e dentro dessa união tentar otimizar o acesso e a visibilidade das informações da UFPI. Para a informação chegar ao técnico-administrativo, ao professor, ao estudante, bem como todos aqueles que recorrem às plataformas das redes sociais”, finaliza.