Estudantes visitando a Livraria durante o primeiro "quarta com livros".
A Livraria Monsenhor Melo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reabriu suas portas com uma proposta inovadora de incentivo à leitura e fortalecimento cultural. Após um período de reorganização, a livraria deu início ao projeto “Quarta com Livros”, que estreou nesta quarta-feira (15) e será realizado semanalmente, promovendo encontros literários e culturais.
A iniciativa busca revitalizar a livraria como um espaço de convivência para a comunidade acadêmica e externa. Além de disponibilizar um acervo diversificado, com obras científicas, artísticas, tecnológicas e culturais, o evento oferece um ambiente acolhedor e um café coletivo, tornando o espaço ainda mais convidativo para leitura e trocas de ideias.
Diretora da Livraria da UFPI, Olívia Cristina.
A diretora da Livraria Monsenhor Melo, Olívia Cristina Perez, está entusiasmada com o retorno das atividades e fez um convite à comunidade: “Convido a todas as pessoas da Universidade Federal do Piauí, do estado do Piauí e de fora para frequentar a Livraria Monsenhor Melo, localizada no Espaço Rosa dos Ventos, aqui na UFPI, em Teresina. Estamos abertos todos os dias, pela manhã e à tarde, e toda quarta-feira teremos um lanche coletivo, um espaço para troca de ideias, para exposição de artes e, claro, para leitura. Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor onde todos possam aproveitar o acervo, interagir e explorar a produção literária e científica que temos aqui. Venham participar!”, exclamou.
Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote.
Para o presidente da Fundação Quixote e também organizador do projeto, Kássio Gomes, o evento é mais do que um incentivo à leitura, é uma celebração da cultura e da produção literária do Piauí. “Como dizia o célebre Ariano Suassuna, ‘uma casa sem livros é um corpo sem alma’. A reabertura da Livraria Universitária e o projeto ‘Quarta com Livros’ dão vida ao que mais estimulamos em projetos como o SALIPI. Aqui, temos um espaço que celebra o livro, a leitura e a cultura piauiense, promovendo o encontro entre escritores, intelectuais e a comunidade”, pontuou.
O ambiente da livraria estará aberto diariamente para visitação e leitura. Mais do que um ponto de venda de livros, o espaço se propõe a ser um local de encontro entre escritores, leitores e a comunidade em geral. A iniciativa é voltada tanto para o público universitário quanto para a população de Teresina e visitantes de outros estados que queiram vivenciar momentos únicos de cultura e aprendizado.