Professora Olívia Cristina Perez assume direção da EDUFPI e Livraria Monsenhor Melo
No final de novembro de 2024, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e a Livraria Monsenhor Melo ganharam nova liderança com a posse da professora Olívia Cristina Perez como diretora. A professora integra a equipe da gestão recém-empossada da UFPI, que tem à frente a reitora Nadir Nogueira e o vice-reitor Edmilson Miranda de Moura. A nomeação marca o início de uma nova etapa para a Superintendência de Comunicação Social (SCS), dirigida atualmente pela professora Jacqueline Lima Dourado, à qual a editora e a livraria estão subordinadas.
Uma trajetória de excelência acadêmica
Olívia Cristina Perez é reconhecida por sua destacada trajetória no campo acadêmico. Doutora em Ciência Política (2010) e mestre em Sociologia (2006) pela Universidade de São Paulo (USP), é graduada em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara. Com um estágio pós-doutoral realizado no prestigiado Programa de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO, Univ. Manizales/CINDE), ela possui ampla experiência em pesquisa e ensino.
Atualmente, Olívia é Professora Adjunta na UFPI, onde atua nos cursos de bacharelado em Ciências Sociais, mestrado em Ciência Política e doutorado em Políticas Públicas. Foi Editora Associada da Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS/Anpocs) (2019-2021) e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI (de 2017 à 2019 e 2023). É diretoria de Ensino de Pós-Graduação na gestão da ABCP 2024-2026, Secretária Regional Adjunta SBPC Piauí, coordenadora da AT Política Comparada - ABCP, do Comitê de Pesquisa Movimentos Sociais da SBS e do GT Controles Democráticos da ANPOCS.
Com uma produção acadêmica robusta, contabilizando 48 artigos científicos nos últimos cinco anos, ministra cursos de redação científica focados na publicação de artigos em periódicos de alto impacto. É bolsista produtividade do CNPQ.
Planos para a EDUFPI e a Livraria Monsenhor Melo
Entre as metas da nova diretora está o estímulo à maior frequência da Livraria Monsenhor Melo, localizada no campus da UFPI, para torná-la um espaço de encontro cultural e acadêmico. Olívia também propõe ampliar as publicações da EDUFPI, destacando o potencial cultural, histórico e científico do Piauí.
"A EDUFPI tem um papel fundamental na disseminação do conhecimento e no fortalecimento da nossa identidade regional. Queremos contar histórias do Piauí e levar a nossa produção acadêmica para além das fronteiras do estado, contribuindo para o desenvolvimento cultural e científico do país", afirmou Olívia.
Compromisso com a excelência
A chegada de Olívia Cristina Perez à direção da EDUFPI e da Livraria Monsenhor Melo representa uma combinação de experiência acadêmica, gestão estratégica e compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento. Sob sua liderança, a expectativa é que a editora e a livraria não apenas mantenham sua relevância, mas também se tornem espaços ainda mais vibrantes de produção e difusão cultural no Piauí e no Brasil.