10O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) deu inicio à reestruturação dos Setores de produção animal e vegetal visando possibilitar a realização das atividades práticas do Curso Técnico em Agropecuária. A reestruturação dos setores de produção foi iniciada com a manutenção e ampliação do Sistema de irrigação por aspersão de forma a recuperar a Capineira.
(Foto: Edivirges Rodrigues)
De acordo com a técnica em agropecuária, Ananda Santos, “esse sistema é composto por uma fonte de água, que no nosso caso é um poço, uma bomba para aumentar a pressão da água, tubulações principais e secundárias que transportam a água até os aspersores, e os próprios aspersores de impacto, que distribuem a água em forma de gotas sobre a área a ser irrigada”, explicou.
(Foto: Edivirges Rodrigues)
Também destacou várias vantagens em comparação com o anterior. "A irrigação por aspersão apresenta uma distribuição uniforme da água, semelhante à chuva natural, além de ser eficiente no uso da água e minimizar as perdas. A aplicação suave da água também ajuda a evitar a erosão e a compactação do solo”, afirmou.
Na área da capineira, são cultivadas plantas forrageiras como o Capim elefante roxo e o BRS Capiaçu, com o objetivo de suplementar a alimentação dos caprinos e bovinos na forma de silagem ou picado. "Essas plantas serão diretamente beneficiadas pelo novo sistema de irrigação, garantindo uma produção de alta qualidade," acrescentou a técnica.
A técnica do setor animal, Francinalva Sousa, que acompanhou parcialmente o processo, destacou a importância da reestruturação da capineira. "Esta reestruturação da irrigação permitirá um bom desenvolvimento das plantas, claro que associado a outros manejos como a adubação e controle de plantas competidoras, pragas e doenças. Desta forma, poderá possibilitar a obtenção de alimento (capim para silagem e servir no cocho) o ano todo, inclusive no período crítico da seca. Diminuindo o gasto com ração e aumentando a qualidade do alimento dos animais”, afirmou.
O professor Wéverson, coordenador do setor de produção vegetal e professor do Curso Técnico em Agropecuária, enfatizou a relevância educacional do novo sistema. Para ele "este sistema de irrigação é fundamental para as aulas práticas das disciplinas de Irrigação e Drenagem e Forragicultura. Os alunos terão a oportunidade de qualificação profissional sobre o dimensionamento, montagem e operação de sistemas de irrigação por aspersão convencional, além do manejo de produção de espécies forrageiras”, destacou.
O professor explicou ainda que o sistema de irrigação por aspersão fixo foi instalado utilizando uma linha principal com tubulação PVC de 75 mm, e uma linha lateral com tubulação PVC de 50 mm, equipada com aspersores rotativos de impacto. Cada linha lateral possui um registro, e o sistema é acionado por uma motobomba submersa. "Estamos estudando práticas de manejo da irrigação para garantir a eficiência do sistema”, acrescentou.
O sistema de irrigação por aspersão também desempenha um papel importante na promoção da sustentabilidade e eficiência hídrica na escola. "Contribuímos para a educação ambiental ao utilizar meios de conservação da água e práticas sustentáveis, reduzindo os custos e mantendo o solo em boas condições," explicou a técnica. Acrescentou que "isso evita a erosão e a compactação do solo.
(Foto: Antônio Henrique)
As expectativas em termos de impacto na produção agrícola e no aprendizado dos alunos são altas. "Os alunos aprenderão sobre a importância da conservação da água e práticas sustentáveis. Eles poderão participar de projetos que envolvem o monitoramento e gerenciamento do sistema de irrigação, preparando-os para serem cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis," concluiu a técnica Ananda Sousa.
A implementação do novo sistema de irrigação por aspersão no Colégio Técnico de Bom Jesus é um exemplo de como a inovação e a educação podem caminhar juntas para criar um futuro mais sustentável e promissor. Com esta iniciativa, a escola não apenas melhora suas práticas agrícolas, mas também oferece aos alunos uma oportunidade de aprendizado.
(Foto: Edivirges Rodrigues)
(Foto: Antônio Henrique)
(Foto: Antônio Henrique)