Página inicial > Últimas Notícias - CTBJ > Aula inaugural dos cursos do Programa da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA INTEGRADA -EPT)

Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 19h35

Com o trabalho pautado no desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de qualidade, o Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira, dia 28 de julho, a aula inaugural dos cursos do Programa da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA INTEGRADA -EPT). “Um salto para o futuro “segundo a opinião do Diretor do CTBJ, Professor Tetuca.

Tetuca

A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal São José e contou com a participação de todos os segmentos que compõem o Projeto EJA INTEGRADA -EPT do Colégio Técnico de Bom Jesus da UFPI. Na ocasião, estiveram presentes o diretor do CTBJ, professor Tetuca, coordenador geral do projeto, professor José Luís, a diretora da escola, professora Magda Piauilino, a secretária de educação Oldênia Guerra, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Bom Jesus, professores e servidores do CTBJ que fazem parte da equipe gestora do projeto.

Professores

Profs

O Projeto da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional foi elaborado pelos 03 (três) Colégios Técnicos vinculados à Universidade Federal do Piauí, e é fruto da aprovação do Edital Nº. 17 de 2022 do MEC/SEB no qual a UFPI concorreu. Com este Programa pretende-se fomentar a EJA e Educação com alguns objetivos primordiais do Plano da Educação dentre os quais destacamos: ampliar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão nos três segmentos da EJA, fomentar a oferta de EJA Integrada à Educação Profissional, com oferta articulada nos municípios e estados, e promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos, idosos, articulada à educação profissional. Ressalta ainda, o professor José Luís, coordenador geral do EJA/EPT, que o programa busca também dar mais incentivos aos alunos, e assim diminuir a evasão dos estudantes durante o processo de formação.

Alunos2

Além de proporcionar a conclusão do ensino fundamental, o EJA EPT está ofertando aos alunos qualificação profissional de qualidade, desta forma, o aluno recebe a formação tradicional e leva junto uma formação de uma profissão para que conclua os estudos já com mais oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
Durante a aula inaugural, os estudantes puderam refletir sobre a importância da educação pública para a formação profissional e puderam ouvir de toda a equipe técnica do programa que não desistissem de forma alguma, e que abraçassem essa oportunidade. “Vocês são privilegiados de terem oportunidade de fazer um curso técnico. Vai ter cansaço e outras barreiras, mas não desistam, assumam o compromisso aqui e na escola, estamos sempre à disposição para ajudar e apoiar vocês”, destacou o Professor Tetuca.

Alunos