Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher marca presença em Encontro Nacional da CAPES
Início do conteúdo da página

Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher marca presença em Encontro Nacional da CAPES

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 09h17

WhatsApp_Image_2024-10-25_at_16.55.47.jpeg

Professoras durante o XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina I, II, III, realizado pela CAPES

O Programa de Mestrado em Saúde da Mulher da UFPI marcou presença no XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Medicina I, II, III, realizado pela CAPES em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), nos dias 25 e 26 de outubro de 2024. O evento, que ocorreu no Teatro Marcos Lindenberg, em São Paulo, reuniu gestores, coordenadores, docentes, estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde.

Sob a coordenação da professora Marta Alves Rosal, o programa tem como principais objetivos qualificar trabalhadores em mestres com saberes e práticas nas áreas do Trabalho, Educação e Saúde; desenvolver habilidades e competências para o cuidado da saúde da mulher; compreender a importância da Atenção Primária na rede de atenção e contribuir para a melhoria da assistência à mulher e ao recém-nascido. No evento, Marta Rosal foi representada por Lis Cardoso Marinho Medeiros, docente do programa, que destacou a importância das iniciativas em saúde da mulher.

“A nossa participação ativa no encontro reforçou a posição do programa como um espaço de formação qualificada, incentivando a produção de conhecimento e a reflexão crítica”, disse a professora Lis Marinho.

A programação contou com sessões temáticas focadas em questões fundamentais para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e a avaliação da pós-graduação. A abertura do evento reuniu líderes e moderadores como o professor Antônio Gomes de Souza Filho, professor Rubens Belfort Jr., professor Paulo Louzada, e professora Denise de Freitas, além de uma mesa de discussões dedicada aos desafios e tendências da pós-graduação em saúde.

Os destaques da programação incluíram discussões sobre um novo modelo de pós-graduação, sua complexidade e os desafios na área de Medicina, seguida por palestras sobre a importância de formar docentes e o impacto social da pesquisa acadêmica. No período da tarde, foram debatidas novas métricas para avaliar a qualidade da pesquisa e o papel da autoavaliação dos programas.

O evento também proporcionou debates enriquecedores sobre o futuro da formação na área da saúde e sobre novas abordagens para a avaliação dos programas de pós-graduação, impulsionando o desenvolvimento de práticas inovadoras e alinhadas às necessidades contemporâneas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página