Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Tese de Doutorado em Enfermagem produz um Protocolo Educativo para Promoção da Saúde do Cuidador Informal de Idosos Dependentes

Última atualização em Sábado, 23 de Dezembro de 2023, 07h33

Aconteceu no último dia 20 de dezembro de 2023, a partir de 14h30min a Banca Defesa Final da Tese intitulada: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS DEPENDENTES da aluna do Curso de Doutorado em Enfermagem do PPGEnf/CCS/UFPI, RUTH SUELLE BARROS FONSECA, orientada pela Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e co-orientada pela Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

A pesquisadora e agora doutora Ruth Suelle Barros Fonseca inovou ao apresentar seu relatório final com dois manuscritos de alto nível que certamente irão contribuir para fortalecer a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. A banca examinadora composta por experts na problemática do envelhecimento ou no referencial teórico de apoio a investigação que se valeu do Modelo Promocional da Saúde de Nola Pender.

Após a excelente apresentação da tese e a imediata arguição da candidata, a banca emitiu parecer de aprovação da candidata, considerando a grande importância da temática investigada e a evidente lacuna na literatura de estudos que focalizem a atenção em saúde dirigida aos cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes, os quais na grande maior, também já são idosos(as) que necessitam de orientações sobre os melhores modos de cuidado, para que também preservem sua qualidade de vida e possam cuidar melhor daquela pessoa idosa dependente.

Assim, gostaríamos de parabenizar a Dra Ruth Suelle Barros Fonseca e suas orientadoras: Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), bem como, agradecer todos(as) os(as) membros da Banca de Defesa da Tese de Doutorado pelas valiosas observações e sugestões para melhoria dos artigos científicos.

Parabéns a todos que fazem o PPGEnf/CCS/UFPI pela vanguarda na ciência e na arte de cuidar.

FOTOS & FATOS:

Imagem13

A Profa Dra Maria do Livramento Fortes Figueiredo instalando a BANCA DE DEFESA DA TESE.

Imagem14

BANCA DE DEFESA DA TESE DE DOUTORADO EM ENFERMAGEM.

Imagem15

A mais nova Dra. Ruth Suellen – ladeada pela Profa. Dra. Ma. Eliete Moura, Profa. Dra. Livramento Figueiredo (Orientadora) e Prof. Dr. José Wicto Borges.

registrado em: ,