Página inicial > Últimas Notícias - CCS > PPGEnf-UFPI realiza primeira defesa internacional de tese de Doutorado em Enfermagem

Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h53

000001

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf da Universidade Federal do Piauí realizou com sucesso, na tarde do dia 26 de outubro de 2023, a 1ª Defesa Internacional de Tese de Doutorado em Enfermagem, intitulada: ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO URUGUAI, da Discente: Neris Violeta González Pérez, sob a orientação da Profª Drª Maria Eliete Batista Moura. Este estudo integrou as Ações e Missões Internacionais do PPGEnf/CCS/UFPI com Universidades estrangeiras, como mais um dos passos importantes com vistas a internacionalização da pós-graduação em Enfermagem, além de ser uma ação de vanguarda no fortalecimento da ciência da Enfermagem, especialmente, nos países do MERCOSUL, que ainda tem poucos doutores na área. Esta parceira foi articulada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) junto as entidades de Enfermagem da Argentina, Uruguai e Paraguai.

A Banca Examinadora, de alto nível, contou com a participação de avaliadores externos internacionais, sendo a 1ª examinadora, a Profª Drª Flor Marlene Luna Victoria Mori (Professora da Universidade Nacional de Trujillo-Peru. Membro do Conselho da Academia Nacional de Enfermeiras do Peru. Membro do Conselho Regional de Idosos - COREPAM) e a 2ª examinadora, a Profª Drª Aracely Díaz Oviedo (Professora da Universidade Autônoma de San Luís Potosí – México).

Já os membros do PPGEnf/CCS/UFPI foram as professoras: Profª Drª Odinéa Maria Amorim Batista, Profª Drª Telma Maria Evangelista de Araújo, Profª Drª Daniela Reis Joaquim de Freitas e Profª Drª Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle. Após a Defesa da Tese, com apresentação do Relatório Final do Estudo, a discente Neris Violeta González Pérez foi arguida virtualmente, pelas professoras externas e na sequência presencialmente pelos membros internos, respondeu satisfatoriamente todos os questionamentos e indagações acerca do percurso da investigação, recebendo integralmente a menção aprovada.

Para finalizar foram feitos os registros fotográficos da Doutora Neris Violeta González Pérez, que agora retornou ao Uruguai levando um título que a qualifica para atuar no ensino, na pesquisa e na pós-graduação no seu país e assim contribuir para formação de recursos humanos mais preparados para o atendimento da população na área de saúde. Isso contempla o item 3 da Ficha de Avaliação Qualitativa da CAPES - Impacto econômico, social e cultural do Programa - Ações de solidariedade e Nucleação - Ações de integração entre Programas, Participação do Programa em redes de pesquisa interinstitucionais, visando diminuir os desequilíbrios entre as regiões do Brasil e outros paises, na oferta e no desempenho da pós-graduação, buscando a promoção e/ou a consolidação de Programas de Pós-graduação em paises menos desenvolvidos na área de Enfermagem.

Desta forma, nos sentimos felizes por estarmos contribuindo para melhoria da qualificação docente junto aos países do MERCOSUL: Argentina, Uruguai e Paraguai.

registrado em: ,