Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Iniciativas de ensino inovadoras e a formação na Pós-Graduação em Enfermagem - Aula Inaugural do PPGEnf 2023.2º

Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h46

00007

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí persegue com determinação metas para conquista do conceito seis na próxima Avaliação Quadrienal da CAPES, entre as estratégias utilizadas tem sido a realização com regularidade das aulas inaugurais no inicio de cada período letivo objetivando motivar o corpo docente e os discentes para cumprimento de prazos de qualificação e defesa de teses e dissertação, além do compartilhamento das responsabilidades entre alunos e professores referente a produção científica com a consequente publicação em periódicos de excelência.

Para o alcance destes indicadores a aula inaugural do 2º período letivo, ministrada no dia 24 de setembro de 2023, pela Profa. Dra. Rejane Correa Marques (Professora Visitante Sênior do PPGEnf/CCS/UFPI) cumpriu perfeitamente este objetivo, pois trouxe como Tema: Iniciativas de ensino inovadoras e a formação na Pós-Graduação em Enfermagem, permitindo um debate sobre as novas tecnologias de ensino e pesquisa que irão ter aplicabilidade no cuidado de enfermagem a população.

A mesa da solenidade de abertura desta aula inaugural foi composta com os seguintes membros: Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo (Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI), Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães (Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI), Profa. Dra. Rajane Correa Marques (Professora Visitante do PPGEnf/CCS/UFPI e Ministrante da Aula Inaugural – 2023.2º) Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade (Representante do Corpo Docente PPGEnf/CCS/UFPI), Adão Baptista Cassoma Chimuanji (Representante Discente - Doutorando do Convênio do PPGEnf/CCS/UFPI com Angola).

A Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães (Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI) em sua fala deu as boas vindas a todos e agradeceu o apoio da administração superior, especialmente, da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, que tem na pessoa da Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo uma parceira permanente em todos os pleitos do nosso programa. Prosseguindo a Profa. Dra. Rosilane conclamou docentes, discentes e servidores continuarem investindo em seus estudos, produções e publicações na perspectiva de alcançarmos o conceito seis na próxima avaliação quadrienal da CAPES.

Na sequência, a Profa. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo (Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI) se pronunciou ressaltando a vanguarda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem nos diversos indicadores exigidos pela CAPES, especialmente, no tocante a internacionalização. Por isto, a Pró-Reitoria procura apoiar todos os pleitos da Enfermagem, pois ver claramente as probabilidades de crescimento do PPGEnf/CCS/UFPI entre os programas de pós-graduação da UFPI.

A Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade representando os docentes elogiou a iniciativa da temática que será abortada na aula inaugural, pois, precisamos trazer para nossas pesquisas o que existe de mais atual no país e no mundo. Finalmente se pronunciou o discente do curso de Doutorado em Enfermagem Adão Baptista Cassoma Chimuanji que agradeceu esta grande oportunidade de qualificação ofertada pelo PPGEnf/CCS/UFPI, pois em Angola a formação de recursos humanos em todas as áreas encontra-se muito aquém da realidade brasileira, e tudo que ele aprender aqui será de suma importância para compartilhar em seu país.

Após esta abertura solene, a ministrante iniciou a aula, que foi assistida virtualmente pelos alunos do Dinter Internacional com as Universidades Peruanas de Cusco e Chota permitindo assim uma ampla difusão das novas tecnologias no ensino de Pós-Graduação.

Consideramos magistral esta aula inaugural do PPGENF, pois foi repleta de saberes e práticas inovadoras, a Profa Dra Rejane Marques fez questionamentos e provocações para docentes e discentes, que lhes sensibilizaram a reflexão e a inspiração para mudanças de comportamento urgentes no processo de ensino e aprendizagem, com a incorporação de inovações contemporâneas.

Assim consideramos que estamos no caminho certo para alcançar a tão almejada excelência que permitirá realizarmos pesquisas mais robustas, difundir estes resultados para o Brasil e o mundo, tendo como consequência a aplicabilidade destes produtos a favor da saúde da população.

Confira mais fotos:

00005