Jubileu de Ouro: Memórias, Conquistas e Vitórias da Enfermagem UFPI

Jubileu de ouro 2

Mesa de Honra da Solenidade: Prof. Dr. Viriato Campelo (Vice-Reitor), Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante (Diretor do CCS), Profa. Dra. Patrícia Gomes (Chefe do DEPENF), Profa. Dra. Lívia Carvalho (Coordenadora do Curso de Enfermagem) e o Discente Gustavo Teixeira Araújo Costa

Na tarde do dia 29 de setembro de 2023, sexta-feira, o Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) viveu um momento de glória com a inauguração das novas instalações de uma obra essencial que recebeu a justa homenagem e denominação de Auditório Profa. Carlota Lina Cardoso Vieira de Melo, além da realização de um grande sonho coletivo, encabeçado por muitos anos, pela querida e inesquecível Profª Drª Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, qual seja a implantação do Museu da Enfermagem na UFPI.

Estas duas grandes enfermeiras tiveram trajetória de lutas e lidas dedicadas à Enfermagem, tornaram-se dois ícones representativos da arte e da ciência do cuidar do nosso estado. E agora, quando o Curso de Enfermagem da UFPI completou 50 anos de criação coroamos o Jubileu de Ouro com a estas duas obras físicas que completaram a história, a memória, sentimentos e emoções de todos e todas que viveram os primeiros passos desta graduação que foi, é e será respeitada e reconhecida não só pela administração superior da UFPI, mas também, por toda comunidade universitária e a sociedade civil piauiense.

A mesa de honra da solenidade contou com as seguintes personalidades: o Vice-Reitor da UFPI, Prof. Dr. Viriato Campelo (Representando a Administração Superior), o Diretor do Centro de Ciências da UFPI, Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante, a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Patrícia Gomes, a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Lívia Carvalho e o Representante Discente, Gustavo Teixeira Araújo Costa.

A atração cultural de abertura ficou a cargo do poeta e cantor Wagner Ribeiro que agradou a todos com sua alegre musicalidade nordestina. Na sequência, o cerimonial do evento chamou a Profa. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira para fazer uma homenagem à Profa. Carlota Lina Vieira Cardoso de Melo, que denominará o Auditório da Enfermagem, agora reformado e com novo mobiliário. A oradora Profa. Lidya Tolstenko Nogueira por ter tido uma estreita e duradora relação pessoal e profissional com a homenageada expressou com muita precisão a trajetória profissional e as caraterísticas marcantes da Carlota como Enfermeira, Gestora, Líder, Companheira de lutas e Amiga, com esta fala emocionante tocou profundamente familiares (Hermes Melo, esposo (viúvo), Cecília (irmã), filho (as): Maria Teresa, Márcia e Otávio, colegas de trabalho, ex-alunas e amigas fraternas e eternas. O discurso da Profa. Lidya foi emocionante e muito aplaudido.

Para falar de sonhos que se realizaram até na eternidade, tivemos a linda oração da Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos, colega da terceira turma do Curso de Enfermagem da UFPI, da nossa inesquecível Benevina, que nós na intimidade chamávamos de Bené, portanto, a atual curadora do MEUFPI, gestou este sonho com sua companheira de turma, de profissão, de docência e de caminhada na Enfermagem e na vida. Então ninguém melhor para expressar a alegria e a grandeza de cada peça, de todos os objetos históricos, dos atuais modernos e futuros presentes neste Museu da Enfermagem UFPI, que foi construído superando uma crise financeira e orçamentária vivida pelas Instituições Públicas de Ensino Superior, mas o desejo de realizar superou todos os obstáculos, com determinação e persistência, uma equipe aguerrida rompeu os muros da universidade buscando parcerias e cumplicidades afetivas e efetivas que permitiram a realização do sonho coletivo.

No discurso emocionado a Profa. Dra. Ana Maria agradeceu a todos, destacando a administração superior, na solenidade representada pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Viriato Campelo. A gratidão a toda equipe de arquitetura capitaneada pelo competente e empreendedor Prof. Paulo Vasconcelos. À empresa de Publicidade Parler Comunicação, da Publicitária Debora Oliveira, que como muita criatividade trouxe a leveza dos tons verdes característicos da Enfermagem garantindo um ar de modernidade nas paredes, estantes e nichos. Enfim, agradeceu a participação e entusiasmo de todos que fazem o Departamento de Enfermagem, ressaltou a presença dos familiares e amigos da Benevina, o esposo (viúvo) Alber Nunes, irmãs: Lúcia e Mônica e colegas de turma Zulmira Monte, Marideia Neves, Rosa Milanez e Enoia Dantas. O sonho tornou-se realidade, vamos depois visitar e conhecer o MEUFPI. Que será não só da UFPI, mas do Piauí e do mundo, pois está conectado a rede de internet.

Na sequência, não menos emocionada se pronunciou a chefe do DEPEnf, Profa. Dra. Patrícia Gomes que agradeceu a todos e todas que se envolveram nesta caminhada dos 50 anos do Curso de Enfermagem ressaltou o imprescindível apoio da administração superior para realização deste sonho. Enalteceu o envolvimento de docentes, discente e servidores em todas as etapas, o que possibilitou vivermos este momento. Profa. Dra. Patrícia Gomes prosseguiu evidenciando a grandeza da personalidade das Professoras Carlota Lina e Benevina Maria. Agradeceu a presença de todos, especialmente, dos familiares e amigos das homenageadas. Finalizou convidando aos familiares da Profa. Carlota Lina para o descerramento da Placa de Inaugural do Auditório e aos da Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes para o corte da faixa inaugural do MEUFPI, ao tempo em que orientou ao público presente a realizar a visita guiada a todos as instalações e peças do Museu da Enfermagem UFPI, em grupos de 10 pessoas, para receber informações detalhadas de cada peça e obras deste acervo histórico.  

Os dois últimos oradores da noite foram os professores: Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante (Diretor do Centro de Ciências da Saúde) e Prof. Dr. Viriato Campelo (Vice-reitor, nesta solenidade representando a Administração Superior da UFPI). O diretor do CCS destacou na sua fala a vanguarda do Curso de Enfermagem no ensino, pesquisa, extensão e alcançando até a internacionalização. Para ele, a Enfermagem UFPI deve ser apoiada em todas as suas iniciativas por representar uma contribuinte de visibilidade nas avaliações institucionais da UFPI, portanto, como gestor do CCS, o Prof. Dr. Arquimedes está e estará sempre à disposição para colaborar na medida das possibilidades do Centro.

Finalmente, quebrando todos os protocolos, o vice-reitor falou com o coração de afetos e de memórias acadêmicas expressando o seu caminhar contemporâneo no curso de Medicina junto a estes ícones da Enfermagem da UFPI, com as quais estabeleceu parcerias e aprendizados que moldaram sua formação profissional permitindo sua atuação na graduação, pós-graduação e gestão universitária. Falou com muito carinho e intimidade das homenageadas: Carlota e Benevina, dirigindo-se aos familiares, colegas de turma e de trabalho expressou a grandeza destas duas personalidades para UFPI. Agradeceu, parabenizou e elogiou todas as iniciativas e projetos da Enfermagem por representarem a vanguarda acadêmica na instituição. Viva a Enfermagem, viva a UFPI.

A cerimonialista agradeceu a presença de todos, desfez a mesa, convidando as autoridades, familiares e amigos para o descerramento da placa inaugural do Auditório Profa. Carlota Lina Vieira Cardoso de Melo, bem como, para o corte da faixa do MEUFPI na presença de familiares da idealizadora da obra Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes. Após os protocolos inaugurais foi servido um delicioso coffee break que propiciou a socialização e interação entre todos os presentes.

O MEUFPI é da Enfermagem, da UFPI, do Piauí, do Brasil e do Mundo.

 

Confira mais fotos do Evento:

Jubileu de ouro 10

Um destaque do MEUFPI – Os uniformes usados pelas Pioneiras da Enfermagem.

 

Jubileu de ouro 3

O Prof. Dr. Viriato Campelo (vice-reitor) e Sr. Hermes Melo (esposo da homenageada) descerram a Placa Inaugural do Auditório de Enfermagem Profa. Carlota Lina Vieira Cardoso de Melo

 

Jubileu de ouro 4

O Prof. Dr. Viriato Campelo (vice-reitor) e Sr. Alber Nunes (esposo da Profa. Dra. Benevina Maria) junto com as demais idealizadora do MEUFPI cortam a faixa inaugural do Museu.

 

Jubileu de ouro 9 1

Prestigiaram a inauguração do MEUFPI Enfermeiras e Docentes que representam o VERDADEIRO PATRIMÔNIO DA ENFERMAGEM PIAUIENSE: Maria dos Aflitos e Maria Vieira ladeadas pelas Professoras Livramento Figueiredo e Telma Evangelista.

 

Jubileu de ouro 6

MÃOS UNIDAS PELA HISTÓRIA E MEMÓRIAS DA ENFERMAGEM UFPI. Professoras: Ana Maria, Tereza Galiza, Patrícia e Lívia.

 

Jubileu de ouro 8

A Profa. Dra. Ana Maria (Curadora do MEUFPI) apresenta ao Presidente e demais Conselheiros do COREn-PI todo o acervo do MEUFPI e agradece o apoio do Conselho na realização do sonho.