Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo, parceira permanente do curso de Enfermagem, recebe Premiação Internacional

Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 13h42

WhatsApp Image 2023 02 15 at 13.23.04 1

A pesquisadora da ENSP Profª Drª Maria Cecília de Souza Minayo recebeu o Prêmio internacional da Academia Mundial de Ciências (TWAS Awards 2024). A premiação em Ciências Sociais é fruto da contribuição aos estudos sobre a violência e os seus impactos na saúde, além da aplicação de abordagens qualitativas em saúde pública.

A Profª Drª Maria Cecília de Souza é editora-chefe da Revista Ciência e Saúde Coletiva. Os prêmios TWAS são concedidos em nove áreas: Ciências Agrícolas, Biologia, Química, Terra, Astronomia e Ciências Espaciais, Ciências da Engenharia, Matemática, Ciências Médicas, Física e Ciências Sociais. Dentre os treze vencedores, Profª Drª Maria Cecília de Souza é a única brasileira.

A Universidade Federal do Piauí por meio do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE/UFPI), na pessoa de sua líder, Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo parabeniza a Profª Drª Maria Cecília de Souza por esta justa premiação, especialmente, por termos integrado a Equipe de Pesquisadores do Estudo SITUACIONAL DOS IDOSOS DEPENDENTES QUE RESIDEM COM SUAS FAMÍLIAS VISANDO A SUBSIDIAR UMA POLÍTICA DE ATENÇÃO E DE APOIO AOS CUIDADORES, Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq e coordenado nacionalmente pela Profª Drª Maria Cecília de Souza Minayo.

WhatsApp Image 2023 02 15 at 13.23.04

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) é a maior escola de saúde pública da América do Sul. É a única escola de âmbito federal no Brasil e está vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde. Tanto a ENSP, como a Fiocruz tem mantido convênios e parceiras institucionais com a nossa universidade, especialmente, na formação de recursos humanos em saúde pública. E a Profª Drª Cecília Minayo foi, é e será uma grande colaboradora na formação de várias gerações de profissionais de saúde e das ciências sociais, destacando-se sua permanente parceria com a Enfermagem/UFPI.

Cara Cecília Minayo, pesquisadores(as) e cientistas do Brasil de norte a sul estão felizes com esta Premiação Internacional, você merece esta e muitas outras.

*Texto: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo - Professora Titular da UFPI, Docente e Pesquisadora do PPGEnf/CCS/UFPI.

registrado em: ,