Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Formação Sócio - Ambiental do Enfermeiro: Uma experiência bem sucedida na UFPI

Formação Sócio - Ambiental do Enfermeiro: Uma experiência bem sucedida na UFPI

Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 11h28

001

Turma de alunos da disciplina Saúde Ambiental (2022.2) com Colaboradores (Monitoras, Mestranda e a Profa Livramento Figueiredo) na saída para os Campos de Prática

A formação Sócio - Ambiental do Enfermeiro trata-se de uma experiência didático-pedagógica de ensino-aprendizagem da Disciplina Saúde Ambiental, constituinte do currículo do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí. O plano didático se inicia a partir das questões mundiais indo até os problemas ambientais locais. Estimulando as potencialidades e criatividades dos alunos por meio de debates, estudos dirigidos, seminários temáticos e pesquisas de campo. As avaliações da disciplina evidenciam que estamos no caminho certo, pois continuamos perseguindo a meta de formar enfermeiros e enfermeiras mais conscientes do seu papel social e ambiental; verdadeiros cidadãos, comprometidos com o uso racional dos recursos naturais, bem como, com a produção e o consumo sustentáveis; homens e mulheres capazes de atender as necessidades atuais sem esquecer as das futuras gerações.

Seminário Temático sobre os seguintes assuntos: Recursos Hídricos, Tratamento de Esgotos, Resíduos Urbanos e Poluição Atmosférica. Para o estudo destes temas, a cada semestre geralmente as turmas compostas por 35 a 40 alunos são divididas em quatro grupos que ficam com um destes temas ambientais, por meio de sorteio. Cada grupo segue um  roteiro didático para o estudo do seu tema, sendo constituído dos seguintes passos:

- Estratégia metodológica - Levantamento de informações sobre a temática do grupo em periódicos e livros na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco (UFPI). Além das buscas nos periódicos CAPES e em outros sites da Internet. Construção de um marco referencial e bibliográfico sobre o tema investigado.

- Na sequência realizamos uma Visita Técnica nos seguintes campos de investigação: Estação de Tratamento de Água de Teresina – PI (ETA - Teresina), Estação de Tratamento de Esgotos de Zona Leste de Teresina (ETE - Leste de Teresina), A empresa Sterlix Ambiental responsável pelo tratamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde de Teresina (RSSS) e em relação à poluição atmosférica os alunos assistem a apresentação do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte realizado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o Programa Despoluir realiza a Aferição Emissão de Gases pelos Veículos Auto Motores (Ônibus – Caminhões), neste período o técnico Vinicius (SEST/SENAT) fez a apresentação do Programa Despoluir no Setor de Transporte da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aferindo o ônibus da UFPI, com a utilização do Opacímetro para verificar se o veículo está regular na emissão de gases tóxicos resultantes da queima de combustível (Óleo Diesel), o resultado eletrônico da leitura óptica aprovou o funcionamento do veículo.

Estas práticas são acompanhadas por técnicos das empresas e/ou órgãos. Os alunos além de conhecerem os processos e as etapas de cada uma das atividades investigadas, identificam na prática as informações já levantadas na pesquisa teórica, bem como falhas e/ou lacunas no cenário local, além de permitir uma análise crítica sobre o cumprimento ou não das normas técnicas e legislações ambientais sobre as atividades em estudo.

- Elaboração dos Relatórios de Pesquisa e das Visitas Técnicas - O relatório deverá seguir as normas e os princípios da redação científica, no entanto, os alunos de cada um dos grupos têm total liberdade na elaboração desta produção, bem como, no Power Point da apresentação do Seminário Temático, podendo utilizar a criatividade e a inovação com diversas estratégias de apresentação, tais como: produção de vídeos clips, poesias, banners e/ou dramatizações.

*Texto da matéria produzido pela Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo

Os registros fotográficos das práticas realizadas no Seminário Temático, evidenciam a motivação dos(as) alunos(as) de cada grupo, tanto na pesquisa teórica, como nas Visitas Técnicas nos campos de práticas:

Grupo I – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE TERESINA (ETA – SUL).

1. AFONSO MANOEL DA SILVA JUNIOR
  2. ANNA CAROLINA MARQUES DA SILVA XAVIER
  3. BEATRIZ DE SOUSA
  4. DANIELA PEREIRA DE MOURA
  5. ELIDA MERCEDES DE CERQUEIRA CARVALHO
  6. EMANUELLE COSTA DA SILVA
  7. ENZO RIELL OLIVEIRA SOARES
  8. GABRIEL DE OLIVEIRA

VISITA TÉCNICA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE TERESINA – ETA SUL – EMPRESA ÁGUAS DE TERESINA: Dr. Fernando Soares Vieira - Diretor Executivo da Empresa Águas de Teresina S.A.

Técnico Responsável pela apresentação da ETA – Sul: Sr. Marlo

003

004

006

005

Grupo II – TRATAMENTO DE ESGOSTOS – ETE - LESTE.

1. - HAISSA GABRIELLY GOMES DA SILVA
  2. - IAN MELO ARAÚJO
  3. - IASMIN DE CÁSSIA ROCHA PINTO
  4. - JARLENE RAQUEL CACAU ARAÚJO TOLEDO CARVALHO
  5. - JOSÉ DOS REIS CARVALHO SILVA
  6. - KARYTHA PALOMA S.BARBOSA
  7. - LANNA BEATRIZ OLIVEIRA NERY
  8. - LILIAN SOUZA E SOUSA
  9. - LISE MARIANE SOUSA

VISITA TÉCNICA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DA ZONA LESTE ETE - LESTE – EMPRESA ÁGUAS DE TERESINA: Dr. Fernando Soares Vieira - Diretor Executivo da Empresa Águas de Teresina S.A.

Técnico Responsável pela apresentação da ETE LESTE: Engº Mauro Nascimento.

007

6. THAIS NAZARIO DE MOURA FERREIRA
  7. THAIS ROBERTA DE OLIVEIRA ARAUJO
  8. WILIANA RAFAELA DE ARAUJO COSTA

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DESPOLUIR – AFERIÇÃO DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES PELOS VEÍCULOS AUTO MOTORES (ÔNIBUS E CAMINHÕES) – SEST/SENAT.

Diretor Executivo SEST/SENAT Piauí: Dr. Cristian Santa Cruz

Técnico Responsável pela Apresentação do Programa Despoluir: Sr. Vinicius.

014

016