Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Em parceria com a UFPI, XXVI Congresso de História de Medicina é aberto com homenagens e palestra

Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 13h48

WhatsApp Image 2022 12 07 at 20.54.03

Solenidade de Abertura do 26° Congresso Brasileiro de História da Medicina

Ocorreu na noite desta quarta-feira (7) a abertura do 26° Congresso Brasileiro de História da Medicina. O evento, realizado com apoio da UFPI, segue até o dia 10/12 e reúne ainda o III Congresso Piauiense de História da Medicina, o I Conclave Rio de Janeiro/Piauí de Academias de Medicina e a Reunião Nacional da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES).

WhatsApp Image 2022 12 07 at 20.54.04 1

Presidente da Sociedade Piauiense de Medicina, Francisco Cavalcante

O Presidente da Sociedade Piauiense de Medicina, Francisco Cavalcante, responsável por dar abertura ao congresso, agradeceu a parceria das entidades envolvidas na organização do evento e ressaltou a importância do conhecimento da história da medicina para o trabalho realizado. “Todos nós, que abraçamos a medicina como ofício e até mesmo como sacerdócio, sabemos da importância de conhecer nossa história para melhoria e evolução tanto da prática, quanto do pensamento médico”, pontuou.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 20.54.05 copy

Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso

Para o professor Arquimedes Cardoso, Diretor do Centro de Ciências da Saúde e representante do Reitor Gildásio Guedes e do Vice-Reitor Viriato Campelo, a trajetória do curso de medicina da UFPI se confunde com a história da medicina piauiense. “São mais de 50 anos formando profissionais que fizeram e estão fazendo a história da medicina contemporânea, o que faz com que essa seja uma das atividades mais respeitadas, uma das indústrias que mais empregam no estado e faz com que o Piauí tenha um reconhecimento muito grande da sociedade”, celebrou.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 20.54.04

Presidente do 26º Congresso Brasileiro de História da Medicina e Palestrante, Prof. Luiz Ayrton

Na ocasião, o professor da UFPI Luiz Ayrton, presidente do 26° Congresso e também palestrante do evento, aproveitou a oportunidade para divulgar que a Universidade oferecerá pela primeira vez a disciplina de história da medicina. “A disciplina reforça a necessidade de reflexão dos fenômenos do passado e como eles são usados para o futuro, como podemos aprender com isso e fortalecer a prática médica”, afirmou.

WhatsApp Image 2022 12 07 at 20.54.04 2

Mesa de Honra da Cerimônia de Abertura do Congresso

Além das autoridades já mencionadas, também estiveram presentes no evento o Presidente da Sociedade Brasileira de História da Medicina, Lybio Martire Jr; a Presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, Selma Sabrá;  o Presidente da Academia de Medicina do Piauí, Pedro Augusto Pedreira; o representante do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (Dagoberto Barros), Gisleno Feitosa; a Presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Maria de Sousa; a Vice-Presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores, Juçara Valverde; e a Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira-Araújo.

Homenagens e Conferência de Abertura

Durante a solenidade, foram conferidas a Medalha Dom José Luis da Silva  da Sociedade Piauiense de História da Medicina (SPIHM) e a Comenda Dom Pedro I da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES). Também foi entregue a Medalha José Correia Picanço, honraria criada para homenagear alguma personalidade do estado em que se realiza o congresso, esse ano destinada ao professor Luiz Ayrton.

Wlats

Em seguida, houve a conferência de abertura “QUO VADIS DOCTOR”, apresentada pelos médicos Gil Carlos e José Rodrigues, com o conferencista Albino Sorbello, doutor em clínica cirúrgica e grande precursor da cirurgia videolaparoscópica. A palestra propõe uma reflexão sobre o destino e evolução dos profissionais da medicina. Além disso, ocorreu uma apresentação cultural com a Orquestra de Violões de Teresina , seguida por um coquetel e uma exposição do artista JABUH.

Wlats2

A cerimônia foi realizada no Cine Teatro da UFPI e transmitida pelo canal UFPI TV.

26° Congresso Brasileiro de História da Medicina

O congresso é aberto para estudantes de todos os cursos da área da saúde e tem como objetivo promover palestras e discussões sobre a histologia médica. De caráter social e acadêmico, o congresso contará com uma vasta programação que conta com apresentações de trabalhos, palestras, cursos, debates e oficinas relacionados a cultura médica e história da medicina.

Aos interessados, as inscrições podem ser feitas no dia do Congresso. Acesse o site do SPHIM para mais informações.

Confira a programação.

registrado em: ,