Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Banca de defesa de tese de Doutorado em Enfermagem PPGEnf/CCS/UFPI: Emulgel Tópico de Manteiga de Bacuri e Piroxicam

Última atualização em Domingo, 27 de Novembro de 2022, 08h09

WhatsApp Image 2022 11 26 at 18.08.09 2

Dia 25 de novembro de 2022 (sexta-feira) foi um dia de glória para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, pois, tivemos a Defesa da Tese de Doutorado em Enfermagem intitulada: Formulação e caracterização de emulgel tópico de manteiga de bacuri (Platonia insignis mart.) e Piroxicam para o tratamento da artrite: ensaios pré-clínicos, do discente: José Francisco Ribeiro, que contou com a orientação da Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e a co-orientação do Prof. Dr. André Luís Menezes Carvalho (PPGCF/CCS/UFPI).

Após a brilhante defesa da tese, o então doutorando foi arguido por uma dota banca examinadora de alto nível constituída pelos seguintes membros: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo – Presidente/ Orientadora (PPGEnf/CCS/UFPI); a Profª Drª Diana Cláudia Gouveia Alves Pinto – 1ª Examinadora Externa da Universidade de Aveiro – Portugal; o Prof. Dr. Adley Antonini Neves de Lima – 2º Examinador Externo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; a Profª Drª Marcília Pinheiro da Costa – 3ª Examinadora Interna da Universidade Federal do Piauí – UFPI; a Profª Drª Daniela Reis Joaquim de Freitas – 4ª Examinadora Interna da Universidade Federal do Piauí – UFPI e as suplentes do PPGEnf/CCS/UFPI: Profª Drª Maria Eliete Batista Moura e Profª Drª Rosilane de Lima Brito Magalhães.

WhatsApp Image 2022 11 26 at 18.08.09

Foi unânime o reconhecimento pelos membros da banca sobre a qualidade dos resultados alcançados na investigação, bem como, a elogiável superação do discente José Francisco Ribeiro por ter saído da sua zona de conforto na área de Enfermagem, mergulhando em um estudo de bancada em ciências farmacêuticas, objetivando produzir uma formulação de um emulgel tópico de manteiga de bacuri (Platonia insignis mart.) e Piroxicam para o tratamento da artrite, por meio de ensaios pré-clínicos.

Este grande desafio que foi superado com maestria, determinação e humildade, por parte do pesquisador que contou com a permanente disponibilidade do co-orientador Prof. Dr. André Luís Menezes Carvalho (PPGCF/CCS/UFPI) e seus grupo de estudo no apoio incondicional na trajetória investigativa, que tinha como norte descobrir um emugel tópico de manteiga de bacuri capaz de minimizar os sinais e sintomas da artrite e/ou artrose na população idosa, que é o grupo populacional que mais cresce no Brasil e no mundo, e sofre com alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, com destaque as osteoarticulares e reumáticas, as quais reduzem a mobilidade, determinam o sedentarismo, ampliam a incidência de quedas, fraturas, internações, intervenções cirúrgicas, exigindo terapêuticas medicamentosas orais e/ou injetáveis com vários efeitos colaterais e adversos, se somam a frequente polifarmacia registrada neste público alvo.

WhatsApp Image 2022 11 26 at 18.08.09 1

Outras barreiras que se colocaram no percurso deste estudo iniciado em 2018 foram às medidas restritivas de isolamento decorrentes da Pandemia Covid-19, que determinaram o fechamento por quase dois anos dos laboratórios da UFPI, especialmente o Laboratório de Dermofarmácia (LADERMO), tudo isto no momento em que estavam previstas as etapas experimentais da investigação, que foram retomadas somente no início de 2022. Graças, aos incentivos e orientações permanentes, o doutorando se debruçou no estudo de revisão sobre a problemática delimitada no projeto de tese, produzindo artigos científicos, os quais foram submetidos, aceitos e publicados em periódicos indexados e que deram sustentação a investigação nos ensaios pré-clínicos realizados para avaliar eficácia da formulação produzida.

Portanto, descobrir e testar em modelos pré-clínicos uma formulação de emugel tópico de manteiga de bacuri associado Piroxicam (em baixa concentração) capaz de tratar a artrite induzida, mostrou-se uma descoberta promissora para as ciências, pois esta formulação de uso tópico no tratamento da artrite na população geral, e especial em idosos, poderá minimizar tanto os sinais, sintomas e sequelas das doenças osteoarticulares e as repercussões destas na qualidade de vida da clientela idosa.

Neste ponto vale salientar a importância da atuação da Enfermagem Gerontológica na gestão do cuidado a população idosa, que irá se beneficiar com a aplicação tópica desta formulação na assistência aos acometidos por artrites e/ou artroses, possibilitando reabilita-los na mobilidade e na autonomia para atividades básicas de vida diária. Assim, nós que fazemos a Enfermagem: arte e a ciência do cuidar parabenizamos José Francisco Ribeiro e seus orientadores pela descoberta do produto, com grande potencial de inovação, capaz de gerar uma patente para nossa Universidade.

registrado em: ,