Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Homenagem prestada pela PPGENF/CCS - UFPI à Universidade de Évora pelos seus 463 anos de história

Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 09h03

WhatsApp Image 2022 11 03 at 17.41.21

Como foi bela e repleta de simbolismo a comemoração do aniversário de 463 anos da Universidade de Évora (Évora – Portugal), no último dia 01 de Novembro, uma Programação que contemplou a religiosidade, a ciência, a arte e a música.

O intitulado “DIA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA” começou às 9 horas com a celebração da Santa Missa. Na sequência a Seção Solene de Abertura pela Magnífica Reitora Professora Doutora Hermínia Vasconcelos Vilar, seguida de outras autoridades.

Nesta grande data de celebração histórica dos 463 da Universidade de Évora, pela primeira vez no país, a disciplina de Enfermagem teve o privilégio de ser protagonista da Lição Inaugural de uma Universidade.

Com muito brilhantismo e conteúdo científico a Aula Inaugural foi proferida pelo Professor Doutor Manuel José Lopes, com o tema: “O cuidado como determinante de saúde”.

Neste ponto, eu, Profª Drª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/CCS/UFPI) e ainda, por ser uma Pós- Doutoranda acolhida pelo Comprehensive Health Research Centre da Universidade de Évora para desenvolvimento de estudo de pós-doutoramento, me congratulo com todos(as) que fazem esta histórica Instituição de Ensino Superior que ao longo dos seus 463 anos vêm contribuindo com a formação de recursos humanos nas diversas áreas do conhecimento, entre as quais, destaca-se na Ciência da Enfermagem, na qual, mantemos acordos de cooperação técnica e científica desde, 2015, com os seguintes signatários: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Piauí – Brasil e Universidade de Évora (UÉ), Évora – Portugal.

Assim, podemos visualizar parcerias e cooperações de aprendizados e crescimentos científicos que extrapolam os muros e os limites dos países e colaboram para internacionalização da Enfermagem visando aprimorar a arte e a ciência do cuidar e assim contribuir com a saúde e a qualidade de vida da população nos vários cenários de atuação dos egressos destas instituições.

Finalizando, felicitamos todo corpo docente e discente da Universidade de Évora, e em nome do Professor Doutor Manuel José Lopes, parabenizamos à área da Enfermagem, especialmente, pela permanente disponibilidade de cooperação com a Enfermagem piauiense.

Parabéns, para Escola Superior de Enfermagem São João de Deus da Universidade de Évora pela excelência no ensino, pesquisa e extensão universitária. Continuemos colaborativos com vistas o crescimento da Enfermagem, em Portugal, no Brasil e no mundo.

Felicidades, cidade feliz.

registrado em: ,