Mesa de abertura do I Simpósio de Nutrição
O curso de Nutrição do Campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta quarta-feira (17) a abertura do I Simpósio de Nutrição e suas interfaces com a saúde e a doença. O encontro ocorre durante os dias 17,18 e 19, no auditório de Nutrição, e tem transmissão on-line. Em comemoração ao mês do nutricionista, os debates têm o intuito de aprofundar discussões sobre a nutrição na saúde e doença, com base nas evidências da atualidade, atividades de extensão e pesquisas.
A solenidade de abertura contou com a presença da professora Regilda Moreira-Araújo, pró-reitora de Pós-Graduação, que na ocasião representou o Reitor Gildásio Guedes; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Arquimedes Cavalcante; a vice-diretora do CCS, professora Carla Leite; o coordenador do Curso de Nutrição, professor Gilvo Farias; e a chefe do departamento, professora Ivone Nunes.
A Pró-reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, afirma que a UFPI é composta por três pilares essenciais, pesquisa, ensino e extensão, e o simpósio engloba tudo isso. “A nossa instituição incentiva e exalta eventos de ação e discussão como este. Essa troca de conhecimento entre discentes e palestrantes é um fator importante para a carreira do nutricionista”, declarou Regilda.
Regilda Moreira-Araújo, Pró-reitora de Pós-Graduação
O I Simpósio de Nutrição tem o objetivo de realizar uma imersão no conhecimento sobre temas ministrados durantes as palestras, com o intuito de ampliar a qualidade na formação acadêmica dos alunos. O encontro também representa a celebração dos 46 anos da criação do curso de Nutrição e 38 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), com destaque para idealização e realização do evento que ficou por conta dos alunos da empresa júnior-Nutri Jr, do Centro Acadêmico de Nutrição (CANUT BEPS), da Liga Acadêmica de Nutrição e Dietética (LANUDI) e a Atlética do curso (Eufórica), com apoio do Departamento de Nutrição.
Na mesa de abertura, a professora Ivone Nunes, chefe de departamento, defendeu a ideia da continuação da realização de mais eventos que incentive conhecimento. “A ideia é que os alunos continuem nessa mesma perspectiva, promovendo eventos com mais informações e visibilizando as diferentes oportunidades e áreas de atuação para os futuros profissionais”
Professora Ivone Nunes, chefe de departamento de Nutrição
Nessa mesma perspectiva, o coordenador do curso, professor Gilvo Farias, mencionou a relevância da valorização da profissão e do profissional de nutrição. O docente também orientou acerca da quantidade de profissionais dentro do mercado de trabalho, e como a pesquisa e informação durante os anos de curso pode ser um diferencial.
Coordenador do Departamento de Nutrição, professor Gilvo Farias
Arquimedes Cavalcante, diretor do CCS, destacou a importância da profissão e da adoção de hábitos saudáveis. “Nutricionista é aquele profissional que tem a importância de educar a população no equilíbrio alimentar, e nesse encontro buscamos um momento de reflexão para adoção de hábitos de vidas saudáveis e melhoria da qualidade de vida”
Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro Ciências da Saúde
Primeira Palestra
Com 16 palestrantes, o I simpósio de nutrição e suas interfaces com a saúde e a doença recebeu cerca de 300 inscrições. A primeira palestra do dia ficou por conta da nutricionista Layla Sampaio, formada pela UFPI e mestranda em desenvolvimento e meio ambiente (UFPI). Em sua fala, Layla abordou o tema Sustentabilidade na produção de refeições: disseminando conceitos, práticas e dicas, em um aspecto voltado para o atual sistema alimentar e os desafios acerca de questões como fabricação, distribuição e consumo de alimentos. “Para garantir uma segurança alimentar para a presente e futura geração, é preciso aplicar a sustentabilidade desde o aproveitamento integral do alimento até a utilização de equipamentos com maior eficiência energética”, esclareceu.
Doutora Layla Rafaele Sampaio Laerte
Confira a programação completa acessando o site.