Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Começa na UFPI I Etapa Nacional de Parabadminton; disputas seguem até dia 17

Começa na UFPI I Etapa Nacional de Parabadminton; disputas seguem até dia 17

Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2022, 08h58

parabadminton 43

UFPI sedia I Etapa Nacional de Parabadminton; solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira (14)

A Cerimônia Oficial de Abertura da I Etapa Nacional de Parabadminton foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), no Complexo Esportivo de Badminton, situado no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí. Pela primeira vez o evento é sediado no Piauí, no Centro de Treinamento, após a entrega oficial do espaço, em abril deste ano.

A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do Prof. Arquimedes Cardoso, diretor do CCS, representante o vice-reitor no exercício da reitoria, Viriato Campelo; Marcelo Haiachi, gestor de parabadminton da CBBd, além de representantes dos poderes judiciário e executivo do Piauí, de atletas e árbitros da modalidade esportiva.

parabadminton 23

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes enfatizou que a UFPI sempre vai estar aberta para acolher todos os eventos nacionais, interestaduais e locais para os quais seja procurada. Mais ainda àqueles que promovem inclusão no esporte.

“É uma Universidade que possui uma estrutura esportiva muito bem cuidada e estamos trabalhando para que seja melhorado mais ainda. Temos um parque esportivo completo com pista para atletismo, quadras poliesportivas cobertas e piscina olímpica. Manter o setor de esportes é em pleno funcionamento, servido aos nossos alunos e atletas, é uma política nossa”, disse.

Ao todo, estão participando da I Etapa Nacional de Parabadminton 60 atletas que integram 24 clubes de 10 estados brasileiros, sendo eles: Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Desses atletas, três residem no Piauí.

parabadminton 14

Marcelo Haiachi, coordenador da I Etapa Nacional de Parabadminton

De acordo com Marcelo Haiachi, coordenador da I Etapa Nacional de Parabadminton, a expectativa é que a partir desse evento seja possível firmar novas parcerias para que o esporte para pessoas com deficiência seja impulsionado tanto no Piauí quanto para o restante do país.

“Para que o evento pudesse ser realizado só foi preciso fazer uma pequena adequação no piso aos atletas usuários de cadeira de rodas, mas toda a estrutura do ginásio é fantástica e atende muito bem a esse esporte que é muito forte aqui no Piauí. A  nossa missão agora é alavancar o parabadminton”, explicou.

Dentro do contexto da prática esportiva, o parabadminton favorece a interação, sociabilidade dos seus atletas e potencializa várias habilidades essenciais para o dia a dia, como a disciplina, o comprometimento, a responsabilidade e a determinação.

parabadminton 10

Prof. Sérgio Galan, coordenador de Cultura e Esporte da UFPI

O coordenador de Cultura e Esporte da UFPI, Prof. Sérgio Galan, destacou que uma das atribuições de uma Universidade é promover a inclusão social de todas as pessoas. “O esporte acaba se tornando essa ponte. Aqui em Teresina tanto o badminton quanto o parabadminton têm projetado os nossos atletas a nível nacional e dando condições para que elas tenham uma vida melhor e mais saudável”, explicou.

Logo após a solenidade de abertura dos jogos, teve início a competição de parabadminton. Os jogos são abertos ao público e podem ser acompanhados por estudantes e outros interessados na modalidade esportiva. As disputas seguem até o domingo (17). A Segunda Etapa Nacional de Parabadminton está prevista para acontecer no estado de São Paulo.

parabadminton 7

Após a solenidade de abertura dos jogos, teve início a competição de parabadminton

parabadminton 29

A solenidade de abertura foi acompanhada por atletas e integrantes da equipe de arbitragem