Página inicial > Últimas Notícias - CCS > UFPI terá DINTER em Saúde Baseada em Evidências em convênio acadêmico com a UNIFESP

Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2022, 09h40

DINTER CCS 2

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai oferecer o Doutorado Interinstitucional em Saúde Baseada em Evidências em convênio acadêmico com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Virgínia  Fernandes Trevisani, e os docentes Luís Carlos Nakano e Daniel Guimarães Cacione estiveram hoje (02) na UFPI para dialogar com a administração superior e conhecer a estrutura e os docentes interessados no DINTER.

Esse será o primeiro doutorado da UFPI na área médica e deve oferecer 10 vagas, com seleção no segundo semestre. O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que a pós-graduação será relevante para o Piauí e região. “Doutores em medicina podem contribuir com novas perspectivas na formação de profissionais médicos e no desenvolvimento de pesquisa na área. Temos o desafio de aumentar o número de doutores. E o programa poderá colaborar intensamente com esse crescimento”, frisou.

DINTER CCS 12

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, o convênio faz parte da política da atual gestão de atender as áreas que necessitam de pós-graduação. Ele explicou a programação dos professores da UNIFESP durante a visita. “Os professores vieram conversar com os interessados e conhecer os laboratórios e hospitais onde essas pesquisas poderão ser realizadas. Fizemos pela manhã a visita ao Hospital Universitário e mostraremos alguns laboratórios à tarde, além de acertar os detalhes de ordem técnica”, disse.

DINTER CCS 13

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

A Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, ressaltou que o DINTER acolhe a demanda de qualificação dos docentes do curso de Medicina e pode atender, também, profissionais de outras áreas. A expectativa é que UFPI e UNIFESP desenvolvam outras ações conjuntamente. “Entendemos que esse primeiro convênio pode se tornar uma parceria profícua e será muito importante para desenvolver pesquisas em conjunto. Essa visita hoje é para ver a nossa estrutura, porque os trabalhos poderão ser feitos uma parte aqui e outra lá, para que a gente possa consolidar essa parceria”, informou.

DINTER CCS 19

Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Coordenadora do PPG em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Virgínia Fernandes Trevisani, falou sobre o Programa e destacou que o objetivo do convênio com a UFPI é formar um polo de pós-graduação, com a união de duas importantes universidades. “A necessidade aqui (dos docentes) não é de qualificação, as pessoas já são mais do que qualificadas e já estão nos seus cargos. Na realidade, o que precisamos é essa formação complementar para que tenhamos um polo de pós-graduação aqui e que forme inúmeras outras pessoas. Esperamos que no futuro esse polo estabeleça uma parceria com interação com a UNIFESP”, destacou.

DINTER CCS 5

Coordenadora do PPG em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP, Virgínia  Fernandes Trevisani

O DINTER será vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Para o Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante, a qualificação irá impactar na formação dos discentes da área de saúde. “O perfil de egresso que queremos da área de saúde são profissionais éticos, que baseiam sua atividade profissional na ciência. Esse curso vai capacitar os nossos professores e teremos profissionais discentes que serão colocados no mercado com elevada capacidade técnica, humana e ética”, ressaltou.

DINTER CCS 15

Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante

O Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio, destacou que a pós-graduação será de muita relevância para os profissionais que atuam no Hospital. “O ambiente dentro do HU é de muita necessidade dessa pós-graduação, é o que vimos e ouvimos de nossos professores. O casamento com uma universidade da estirpe e valor da UNIFESP vem a coroar, não apenas um trabalho, mas o sonho de dezenas de professores que estão pessoalmente prontos para essa missão”, celebrou.

DINTER CCS 7 copy

Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio

Também participaram da reunião, o Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luis Carlos Sales; Coordenador de Convênios e Contratos, Ricardo Allagio; Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco Nascimento; Vice-diretora do CCS, Carla Leite; futuro coordenador do PPG, Geraldo Vasconcelos; e o Diretor de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI,  Carlos Eduardo Lima.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP - O Curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar futuras pesquisas e outras áreas afins.

São seis linhas de pesquisa: Avaliação da Acurácia de Testes Diagnósticos, Metodologia e Realização de Revisões Sistemáticas de Terapêuticas em Saúde, Metodologia e Realização dos Ensaios Clínicos Controlados, Metodologia para a Aplicação da Medicina Baseada em Evidências, Judicialização e Economia em Saúde e Evidências em Educação Médica e demais Profissões da Saúde.

registrado em: ,