Aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), o Fórum de Pesquisa Qualitativa em Saúde, a primeira de uma série de atividades programadas para comemorar os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFPI). O encontro contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes e do vice-reitor Viriato Campelo. A palestra foi transmitida pelo canal UFPI TV no YouTube.
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, falou sobre a importância das pós-graduações do curso de Enfermagem e parabenizou os coordenadores pela realização do evento. “A área da saúde no Piauí é reconhecida pela sua excelência, por isso tantos outros estados buscam absorver nossos serviços e conhecimentos”, destacou Gildásio.
Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), enfatizou o carater transformador da enfermagem, fundamental no acolhimentos de pacientes. “A Enfermagem é uma prática fundamentada essencialmente na ciência, se desenvolvendo em habilidades específicas, que, ao serem reunidas, têm capacidade de mudar o ambiente em que atuam. Sendo assim 15 anos de transformações, proporcionadas por esse projeto de pós-graduação”, declarou.
A professora convidada, Maria Cecília de Souza Minayo, Pesquisadora Titular da FIOCRUZ e Editora Chefe da Revista Ciências e Saúde Coletiva, ministrou a palestra “Os dez mandamentos da Pesquisa Qualitativa”. A atividade teve como ênfase a explicação da pesquisa qualitativa, que, segundo a Profª. Cecília, se inicia nos termos estruturantes, divididos em substantivos e verbos. Os substantivos são: experiência, vivência, senso comum e ação; e os verbos: compreender, interpretar e dialetizar. “A minha tentativa hoje é trazer de forma mais viva possível o significado da pesquisa qualitativa e de que modo ela pode contribuir para a construção do conhecimento”, destacou a professora.
As professoras Maria do Livramento e Cecília Minayo, respectivamente
A docente da pós-graduação, Profª. Maria do Livramento Figueiredo, atuou na mediação da palestra, e destacou os resultados alcançados pelo curso. “Ainda temos um longa batalha, mas a nossa caminhada já é vitoriosa”, enfatizou a professora.
Também participaram do evento a Profª. Rosilane Magalhães, coordenadora do PPGEnf e docentes do curso.