Página inicial > Últimas Notícias - CCS > CCS homenageia o professor José Ivo com Prêmio Mérito em Saúde

CCS homenageia o professor José Ivo com Prêmio Mérito em Saúde

Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 09h15

joseivo

Prof. José Ivo

Nesta quinta-feira (07), o professor José Ivo dos Santos Pedrosa recebeu o Prêmio Mérito em Saúde, por sua produtiva trajetória profissional nas áreas da saúde, educação, pesquisa e inovação na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e por sua jornada como professor da UFPI. O evento, realizado no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da universidade, em Teresina, foi realizado pela direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A solenidade foi prestigiada pelo Reitor Gildásio Guedes; o vice-reitor Viriato Campelo; o diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, e a gerente do NESP, Lucia Vilarinho, além de gestores em saúde, profissionais da área, militantes de movimentos sociais da saúde, professores, ex-alunos e integrantes da comunidade acadêmica.

joseivo 30

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes parabenizou o professor e expressou sua gratidão pela dedicação à UFPI. “A instituição tem que ser grata pelos seus amados professores. E a instituição é grata porque José Ivo é esse grande homem. Exaltemos José Ivo”, enfatizou.

Para o Diretor do CCS, Prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso, o prêmio tem como objetivo homenagear profissionais da área da saúde que têm uma trajetória destacada no ensino, pesquisa, inovação e na responsabilidade em saúde. Ele destacou que a premiação não é somente para reconhecer a parte técnica, mas também a parte humanitária.

joseivo 59

Durante o evento, houve a apresentação da bateria cabulosa da Atlética Carcará, composta pelos alunos do curso de medicina, além da exibição de vídeos de professores e amigos de outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Em seu discurso, o homenageado relembrou a sua trajetória, destacou que a UFPI foi o seu primeiro emprego formal, ressaltou a importância do SUS como espaço que escuta as necessidades da população, e frisou que os projetos de pesquisas devem, cada vez mais, olhar para os anseios da sociedade. Ao final, agradeceu: “Hoje pra mim, apesar da idade, com essa homenagem, eu sinto um recomeço. Muito obrigado. Eu me sinto orgulhoso em saber que essa pequena semente vai crescer e contribuir cada vez mais para projetos ousados”, finalizou, emocionado.

joseivo 1

Entre outras autoridades, também estiveram presentes na cerimônia o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; pró-reitores; o ex-Reitor, Arimatéia Lopes; a ex-Vice-Reitora, Nadir Nogueira; a Gerente do NESP, Lucia Vilarinho e o representante da UFDPAR, Fernando Lopes.

joseivo 62

Prof. José Ivo e o vice-reitor Viriato Campelo

José Ivo é natural de Parnaíba (PI). Formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem Mestrado em Saúde Comunitária pela UFBA e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua longa jornada é marcada pela criação do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), pela colaboração na criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) - à epoca Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI - e pela defesa do Sistema Único de Saúde no estado do Piauí. José Ivo é docente aposentado da UFPI e professor da UFDPar.

registrado em: ,