Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Homenagem a Profa. Dra. Tyrrell, pelo título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidad Nacional Autónoma de Chota – Perú

Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 13h47

O Programa de Pós- Graduação em Enfermamagem (PPGENF- UFPI) do CCS/UFPI, em nome da Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, presta a sua homenagam à Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrell pelo título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidad Nacional Autónoma de Chota – Perú.

WhatsApp Image 2022 03 31 at 23.54.43

Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/CCS/UFPI) completa 15 anos de implantação e neste período contribuímos decisivamente para qualificação de mestres e doutores, na região meio norte. Como se não bastasse todas as contribuições da Profª Tyrrell com a Enfermagem da UFPI, após a sua aposentadoria da EEAN/UFRJ, concorreu ao Edital de Professor Visitante para o PPGEnf/CCS/UFPI, sendo aprovada e contratada como visitante UFPI por 24 meses, 2019 à 2021. E aqui, a Profª Tyrrell com suas ex-alunas, professoras: Maria Eliete Batista Moura, Inês Sampaio Nery e Maria do Livramento Fortes Figueiredo e as demais docentes e pesquisadoras do Departamento de Enfermagem fez uma grande revolução instituindo convênios de cooperação com a América Latina, Canadá e até país europeus, como Espanha, Itália e Portugal.

Nem a Pandemia Covid-19, foi capaz de paralisar as iniciativas propositivas da Profª Tyrrell. Rapidamente, ela se preparou para realizar os planos e projetos de modo virtual, executando com muito sucesso eventos online, videoconferência e lives, com expertises de diversas áreas da ciência da enfermagem. A Profª Tyrrell conquistou o reconhecimento e a admiração não só da área da enfermagem na UFPI, mas também da administração superior, reitores, vice-reitores, pró-reitores, diretores de centro, coordenadores de programas de pós-graduação, chefes de departamentos, de alunos da graduação e pós-graduação, servidores efetivos e terceirizados. A Profª Tyrrell em dois anos de atuação como visitante na UFPI, tornou-se tão conhecida e referenciada pela comunidade universitária, que passamos a dizer: Profª Tyrrell é nossa.

Parabéns para a nossa querida professora, orientadora, amiga e companheira de lutas e lidas na enfermagem, na academia e na vida.

WhatsApp Image 2022 03 31 at 23.54.43 1

registrado em: ,