Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Mulheres Inspiradoras - Uma homenagem da Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo a todas as mulheres, em especial aquelas que se dedicam a Enfermagem

Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 08h46

MULHERES INSPIRADORAS

Teresina, 08 de março de 2022.

Se formos identificar na história mundial, nacional, local e na população geral mulheres inspiradoras, cada um de nós irá apontar vários nomes, pois temos aquelas que se destacam no cotidiano das famílias, sendo exemplos de mães, esposas, avós, verdadeiras educadoras que desenvolvem saberes e práticas que extrapolam os livros, sendo capazes de formar o cidadão portador de direitos e deveres junto à comunidade na qual está inserida, portanto, estas mulheres são as primeiras moldadoras do nosso modo de ser e agir como pessoa ou profissional.

Indo para escola, a criança encontra mulheres educadoras que contribuem decisivamente para o aprendizado não só das letras e de operações matemáticas, mas, também passam exemplos de cidadania que se somam e emolduram comportamentos e atitudes democráticas e solidárias tão necessárias nos tempos de guerra que vivemos na atualidade.

Visualizando mulheres inspiradoras na Enfermagem no Brasil e no mundo, são muitos os exemplos de dedicação, competência e superação em defesa da vida que estas guerreiras enfrentaram na trajetória histórica, destacando entre elas, a matriarca mundial da enfermagem moderna, Florence Nightingale, que nos deixou ensinamentos sanitários executados atualmente no enfrentamento da COVID-19. E a partir de 2020, quando comemoramos o bicentenário de nascimento de Florence, muitas Enfermeiras se muniram das armas do cuidado humano para salvar vidas nas trincheiras da guerra do vírus que se multiplicou, transformando-se em novas variantes destruidoras, mas os cuidados ensinados pelas pioneiras ainda são e serão as principais ações em defesa da vida.

No cenário nacional destacamos o pioneirismo da enfermeira mineira Isabel dos Santos que dedicou uma vida inteira à formação dos trabalhadores de nível médio da saúde. Isabel dos Santos teve uma grande atuação no Ministério da Saúde a partir dos anos 80. Quando foi consultora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/Brasil).  Faleceu em 2010, mas será sempre lembrada graças à firmeza de suas ideias e do seu exemplo perseverança e generosidade na luta pela saúde pública como direito de todos com acesso igualitário e universal.

No âmbito estadual, merece destaque o pioneirismo e a vanguarda de mulheres que se destacaram na formação de enfermeiros e enfermeiras pela Universidade Federal do Piauí, desde a implantação do primeiro curso superior de Enfermagem, há 48 anos. Os (as) egressos (as) são grandes profissionais nos diversos espaços assistenciais e de gestão dos serviços de saúde. Entre tantos nomes que atuaram na missão de ensinar a arte e a ciência do cuidar, evidenciando seis docentes do magistério superior que alcançaram até a presente data o topo da carreira acadêmica, e por mérito de suas trajetórias no ensino, pesquisa, extensão, gestão e representação são Professoras Titulares da UFPI: Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, Profa. Dra. Inez Sampaio Nery, Profa. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira, Profa. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo, Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha e Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo.

WhatsApp Image 2022 03 07 at 16.03.06

Fiz questão de homenagear, no dia 08 de março de 2022, as mulheres que exerceram ou ainda exercem a Enfermagem na assistência e/ou na docência, considerando a importância e a essencialidade desta missão nestes dois anos de pandemia COVID-19, quando alcançamos o reconhecimento de pacientes e familiares, conquistando uma grande visibilidade na mídia e na sociedade, embora gestores e governos mantenham a desvalorização desta mão de obra com baixa remuneração, além de precárias condições de trabalho em todo país. Por ser uma profissão eminentemente feminina e dedicar seu dia a dia a salvar vidas, parabenizamos a todas estas mulheres inspiradoras.

Felicidades, cidade feliz, feliz dia internacional da mulher

registrado em: ,