Sede da Universidade Marie Curie Sklodowska, na cidade de Lublin, Polônia. Foto: Divulgação/UMCS.
Pesquisadores do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí se reuniram na sede da Assessoria Internacional para dar início às tratativas que devem culminar com o estabelecimento de parcerias entre a instituição e a Universidade Marie Curie Sklodowska, sediada em Lublin, Polônia.
A aproximação entre as duas universidades começou quando o Prof. Mariusz Teodor Trytek, da Faculdade de Biologia e Biotecnologia do Centro de Pesquisas polonês teve acesso a estudos sobre plantas medicinais e sua potencial utilidade no tratamento de doenças inflamatórias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, entre os quais se destaca a membra do Núcleo de Pesquisa em Plantas Medicinais da UFPI, Ana Flávia Seraine.
O material pesquisado pode resultar em importantes descobertas sobre o uso de substâncias para o combate a doenças gástricas e psíquicas.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (UFPI), Prof. Dra. Aldeidia Oliveira, afirmou que a assinatura de um termo de colaboração científica com a universidade polonesa será um importante passo para o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores brasileiros e poloneses.
"A expectativa é que essa colaboração nos traga grandes benefícios de fortalecimento da pós-graduação com o processo de internacionalização, além de permitir que nossos alunos consigam ter essa experiência de intercâmbio para melhorar o seu conhecimento e, principalmente, conseguir desenvolver um produto que possa gerar uma propriedade intelectual para a UFPI", explicou ela.
Em 2021, um aluno da Pós-graduação em Farmacologia da UFPI já havia tido um trabalho aceito para apresentação oral no Congresso da Sociedade Fisiológica Polonesa.
A assinatura de um termo de colaboração será o primeiro passo para viabiliar o envio de alunos da pós-graduação para realizarem parte de seus estudos na Polônia e para que o Piauí receba pesquisadores poloneses, por meio do intercâmbio entre as universidades. Outras formas de parceria também estão sendo estudadas.
Da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Hélio de Barros Fernandes, a Dra. em Farmacologia Ana Flávia Seraine Custódio Viana, a Profa. Ma. Juliana Castelo Branco Paz da Silva, a Profa. Dra. Aldeidia Pereira de Oliveira e a Profa. Dra. Rita de Cássia Meneses Oliveira. Foto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter.
Texto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter