Membresias

A Universidade Federal do Piauí, no âmbito dos assuntos internacionais, está associada às seguintes organizações:

 

Associação Brasileira de Educação Internacional

A Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) foi criada em 1988 e reúne responsáveis por assuntos internacionais de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores da área, por meio de seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e da sua Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Para mais informações, acesse a página oficial da FAUBAI.

 

Conselho de Gestores de Relações Internacionais

O Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES) tem como finalidade assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) na construção de políticas nacionais de cooperação acadêmica internacional.

Para mais informações, acesse a página oficial da ANDIFES.

 

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 88 Universidades brasileiras, dentre elas a UFPI.

Para mais informações, acesse a página oficial do GCUB.

 

Rede Científica GerBras

Um dos principais objetivos da parceria estratégica Brasil-Alemanha é a expansão da cooperação em questões bilaterais e multilaterais. A cooperação é multifacetada e abrange temas como energia, meio ambiente, clima, ciência, economia e comércio, defesa, questões trabalhistas e sociais, bem como cooperação no âmbito das Nações Unidas e no campo dos direitos humanos. Uma área especial é ciência e tecnologia, onde o potencial de sinergias é especialmente forte.

Para mais informações, acesse a página oficial da GerBras Science Net.