
Evento reuniu acadêmicos e profissionais no Auditório Noé Mendes para debater "A Nova Era da Tributação no Brasil".
Na tarde da última quinta-feira (18), os cursos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI) e do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI) receberam a palestra "A Nova Era da Tributação no Brasil". O evento aconteceu no Auditório Noé Mendes (CCHL) e debateu os impactos e as transformações da reforma tributária em discussão no país.
A palestra principal foi ministrada pelo presidente do CRC/PI, Ricjarderson Dias e Gabriela Oliveira, especialista em contabilidade tributária e membra da comissão CRC Mulher. O presidente do CRC/PI é Egresso da própria UFPI e destacou a relevância de retornar à instituição para contribuir com a formação das novas gerações. "É uma alegria muito grande estar palestrando sobre um tema tão relevante no contexto atual. Para o Conselho, é vital estar atento às capacitações não só para quem já está no mercado, mas para os estudantes que muito em breve serão profissionais", pontuou. Dias também lembrou a tradição do curso da UFPI, que historicamente já formou vários professores que presidiram o CRC/PI.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis do CEAD/UFPI, Prof. Elias Caddah, o evento funcionou como uma plataforma crucial para conectar o aprendizado de sala de aula com a realidade prática do mercado. Caddah também enfatizou o papel da universidade em buscar a qualificação contínua em benefício da sociedade. "Esse evento traz uma experiência de fora e aproxima a entidade máxima de classe da instituição e dos alunos. Fomenta a troca de experiências, o relacionamento e o próprio comportamento profissional que eles precisarão ter amanhã", afirmou.
A professora Regina Pacheco, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do CCHL/UFPI, reforçou que o momento atual exige atenção redobrada devido ao potencial das reformas mudarem drasticamente a rotina das empresas e escritórios. "É uma oportunidade única para os nossos alunos aprenderem com profissionais experientes e começarem a construir uma rede de contatos (networking) fundamental para suas carreiras futuras", complementou.
A visão dos estudantes corroborou a importância do debate. Yan Araújo, acadêmico do 7º período de Ciências Contábeis do CCHL/UFPI, destacou como as discussões clarearam o novo perfil exigido pelo mercado. "Conseguimos entender como a reforma se aplica nos dias atuais. Vai ser exigido cada vez mais do contador uma habilidade de análise profunda das demonstrações e capacidade de interpretação para conseguir emitir pareceres de mercado", avaliou o estudante.
