O técnico administrativo Francisco Gaspar de Lima Júnior, lotado no Centro de Tecnologia (CT), defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o título “Direito ao Planejamento entre o Desenvolvimento Nacional e a Austeridade Fiscal: proposição de modelagem de políticas econômicas aplicada ao orçamento das universidades federais”, a pesquisa propõe um olhar detalhado sobre políticas econômicas aplicadas ao ensino superior.
Gaspar, que já possui uma trajetória como técnico universitário da Federal do Piauí, acredita que a realização do doutorado é um diferencial fundamental na carreira. Ele ressalta que a qualificação não apenas agrega valor ao trabalho técnico, mas também contribui para a melhoria das instituições públicas.
“A realização dessa pesquisa só foi possível diante do apoio institucional da Universidade Federal do Piauí, especificamente do Centro de Tecnologia, setor onde eu sou lotado, tendo em vista a formação continuada do corpo técnico, do corpo de servidores da instituição, bem como um olhar amplo em relação às necessidades da sociedade e como o corpo docente, técnico e discente do Centro de Tecnologia e da Universidade Federal do Piauí se propõe a pesquisar, estudar, discutir e propor soluções aos problemas concretos da sociedade”, destacou o doutor.
A defesa de Gaspar é um exemplo do crescimento profissional dos técnicos administrativos no ambiente acadêmico. Além de desenvolver atividades cotidianas importantes, o investimento em qualificação de profissionais como ele mostra que a universidade pode ter impactos mais significativos em áreas de pesquisa e gestão.
A banca avaliadora contou com especialistas renomados, como a professora orientadora Ana Paula Basso (UFPB) e avaliadores de instituições como UFPI e UFRN. A apresentação foi realizada de forma virtual, e foi aprovado com louvor, marcando a etapa final da trajetória do técnico.
O caso de Gaspar reforça a importância de programas de pós-graduação acessíveis e do incentivo ao desenvolvimento contínuo dos servidores, que acabam desempenhando papéis fundamentais na melhoria das políticas e serviços dentro das universidades federais.