A egressa do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Giovanna Lopes, recebeu por seu desempenho acadêmico, a Láurea Universitária, honraria concedida apenas a aqueles que cumpriram os requisitos e conquistaram um desempenho ímpar com seu esforço dentro da instituição de ensino.
Giovanna Lopes, egressa do curso de Engenharia Civil, recebe láurea acadêmica.
Giovanna entrou na Universidade em 2019, vindo para buscar concretizar o interesse que possuía pela Engenharia desde criança. “Eu já sabia que eu iria passar por alguns desafios, primeiro porque sou de outra cidade. Tive que me afastar da minha família e dos meus amigos. Mas todos nós fomos surpreendidos com a chegada da pandemia, tivemos que pensar novas formas de aprender, de ensinar, sem comprometer essa qualidade de ensino que a gente tem aqui na UFPI. Então, foi uma fase de muita resiliência para todos nós e com certeza nos ensinou a enfrentar novos desafios”, disse a recém-formada.
Agora em 2024, a egressa é honrada com o recebimento da Láurea para evidenciar e valorizar todo o esforço demonstrado a prática acadêmica que a tornou a profissional que é hoje. “Eu deixo uma sugestão para os novos alunos que estão começando agora e têm o sonho de conseguir se formar e receber a Láurea e se estabelecer no mercado de trabalho, para que não desistam, que vão em frente, que abracem tudo que a universidade tem a oferecer. A UFPI é um ambiente muito propício a oportunidades. É um mundo de oportunidades e chances, então não desistam, permaneçam e perseverem”, conclui Giovanna.
Láurea Universitária
A Láurea Universitária da UFPI é concedida ao aluno da turma concluinte de cada curso de graduação em um determinado período letivo que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. São requisitos para a concessão da Láurea Universitária:
I - Ter o aluno ingressado na UFPI mediante vestibular ou Sisu;
II - Não ter incorrido em reprovação, qualquer que seja o motivo, em qualquer componente curricular, ao longo de todo o curso;
III - Ter se distinguido como aluno exemplar nas áreas de pesquisa e/ou extensão, mediante indicação do colegiado do curso;
IV - Não ter sofrido penalidade componente curricular de qualquer título, em todo o seu curso de graduação;
V - Ter o aluno o IRA igual ou superior a 8,5 (oito vírgula cinco);
VI - Ter aprovação por média em todos os componentes curriculares.